O Secretário Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou hoje, no Nordeste, que a reabilitação de estradas promovida pelo Governo dos Açores dá prova da efetiva resposta do Executivo às necessidades das populações, procurando sempre a melhoria da qualidade de vida no arquipélago.
Vítor Fraga, que falava na inauguração da requalificação da ligação Povoação-Nordeste, no troço da Estrada Regional N.º 1-1.ª entre Garcias e Água Retorta, salientou que esta obra garante “maior conforto e segurança aos habitantes, mas também aos muitos visitantes que por aqui passam”.
O Secretário Regional realçou que este tipo de intervenções “demonstra o empenho no cumprimento dos compromissos que assumimos, ao nível da rentabilização dos recursos da Região e na qualificação de infraestruturas públicas”.
“Procuramos permanentemente dignificar o nosso património arquitetónico, tendo em conta a melhoria das acessibilidades, das vias públicas, das condições de mobilidade e da qualidade de vida dos Açorianos”, frisou.
“As constantes melhorias das acessibilidades são um fator crucial na união dos Açorianos, pois acreditamos que só uma região unida será capaz de obter os melhores resultados", disse Vítor Fraga, assegurando que o Governo Regional ambiciona “o melhor para os Açores e trabalha diariamente para que essa ambição seja a realidade”.
Na sua intervenção, salientou que todos os concelhos têm as suas especificidades, que devem ditar as prioridades nas intervenções, frisando que “a ligação entre o Nordeste e a Povoação mereceu atenção especial pelas diversas calamidades que a assolaram no passado recente, às quais o Governo dos Açores nunca deixou de dar resposta imediata, com intervenções no terreno”.
A obra hoje inaugurada representa um investimento de mais de 1,7 milhões de euros, numa intervenção com um total de 7,6 quilómetros, tendo as empreitadas sido adjudicadas a empresas regionais, “contribuindo para a dinamização do setor da construção civil da Região após o seu reajustamento às necessidades do mercado", afirmou o titular da pasta das Obras Públicas.
As intervenções consistiram na construção de valetas em betão para melhoria do sistema de drenagem e na reabilitação dos pavimentos, além da colocação de guardas de segurança mistas e da execução de sinalização vertical e horizontal.
A obra agora inaugurada integra um conjunto de intervenções realizadas no concelho do Nordeste que permitem o melhoramento das condições de circulação entre concelhos na ilha de São Miguel.
“Neste sentido”, afirmou Vítor Fraga, “o Governo dos Açores propõe-se ainda realizar a intervenção na Estrada Regional N.º 1-1.ª, entre a Pedreira e o Miradouro da Ponta do Sossego, que consistirá na pavimentação de uma extensão total de cerca de quatro quilómetros”.
O Secretário Regional recordou que esta via “foi fortemente fustigada” pelas calamidades ocorridas no concelho do Nordeste em setembro de 2015.
Está também prevista, acrescentou Vítor Fraga, a empreitada de beneficiação e requalificação da entrada nascente da Vila da Povoação.
Estas empreitadas encontram-se em fase de adjudicação e consignação, respetivamente, representando um investimento global superior a 2,5 milhões de euros, com previsão de início de execução em setembro de 2017.
O Secretário Regional recordou ainda as empreitadas efetuadas no campo da sinalização horizontal que têm decorrido e estão a decorrer nas estradas regionais de todas as ilhas, representando um investimento de cerca de 1,1 milhões de euros. [GaCS]