“Nos primeiros cinco meses deste ano o setor das pescas nas Flores teve resultados positivos, nomeadamente com o aumento de 7% no volume do pescado leiloado e o aumento de 30% no valor desse pescado, que ultrapassou os 300 mil euros”, realça Manuel Pereira, deputado do Grupo Parlamentar do PS Açores, que esta segunda-feira de manhã visitou a lota de Santa Cruz, onde assistiu às primeiras vendas de pescado.
“Nem todos os dias vão ser bons na Pesca porque esta é uma atividade instável e exigente”, reconhece o deputado socialista. No entanto, como faz questão de destacar, “ver que o preço médio por quilo também aumentou cerca de 22% - ou seja, passou de 9,03 para 10,99 euros - é uma valorização importante para quem retira o sustento do mar”.
Manuel Pereira confirma que também “nas Flores os rendimentos dos pescadores não são inferiores ao Salário Mínimo Regional, como infelizmente acontece em Rabo de Peixe, onde existe uma desigualdade na distribuição dos proveitos obtidos na pesca”.
Durante o encontro desta manhã na lota de Santa Cruz, o deputado do PS Açores conversou com alguns pescadores, que estiveram na lota de Santa Cruz, que apesar das melhorias registadas, “reivindicaram uma melhor redistribuição da quota do goraz pelas embarcações da ilha”.