Sónia Nicolau apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
Ao desportista André Carreiro Bicudo da Ponte pelo resultado alcançado no Campeonato de Natação Adaptada de Verão 2017
André Carreiro Bicudo da Ponte é um jovem desportista, na área da natação adaptada, que ao longo dos anos tem participado em diferentes campeonatos regionais, nacionais e europeus nas épocas de verão e inverno.
A persistência e o gosto pelo prazer da participação têm permitido ao André Bicudo da Ponte superar desafios ao longo dos anos.
Do seu curriculum constam prémios arrecadados nas diferentes especialidades da natação adaptada.
Já tinha sido o ano de 2016 um momento de regozijo para os Açores na modalidade de natação adaptada, graças, também, ao André Bicudo da Ponte.
Destaca-se a sua participação no Campeonato Europeu, INAS, Loano, Itália de 8 a 14 de junho de 2016, em representação da seleção portuguesa, nos 200 metros costas. A nível nacional participa anualmente em diferentes provas arrecadando medalhas de ouro e de bronze.
Mas é no ano de 2017 que André Bicudo da Ponte afirma-se na natação adaptada e, inevitavelmente, associa os Açores e todos os atletas de desporto adaptado a este percurso de excelência.
No Campeonato Nacional de Natação Adaptada de Inverno, em Mealhada, nos dias 18 e 19 de fevereiro obteve o 2º lugar nos 50m Costas e 200m costas e 3º lugar nos 100m costas.
No fim-de-semana de 17 e 18 de junho realizou-se na piscina do Jamor (50m) o Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada, onde participaram 35 equipas nacionais e uma equipa da Malásia, com um total de 97 atletas masculinos e 48 femininas. É nesta competição que o atleta micaelense alcança o 1º lugar e recorde nacional em 100m costas, o 1 º lugar em 200m costas, o 1º lugar em 50 m costas e o 3º lugar em 50 m livres.
Estas classificações são o resultado de uma dedicação extrema do desportista, do apoio familiar e igualmente do contributo das diferentes entidades regionais e do Clube Naval de Ponta Delgada, clube do qual é atleta.
Acima de todas as circunstâncias há a vontade firme da inclusão e da participação de pleno direito quando o jovem almeje este percurso de participação e competição.
Não é de somenos importância recordar neste momento a Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, no seu artigo nº 30, o direito à participação na vida cultural, recreação, lazer e desporto.
A terminar uma palavra de reconhecimento para a família e clube do atleta, incluindo órgãos diretivos e corpo técnico, que são sem dúvida apoios essenciais para que André Ponte consiga ultrapassar diariamente as barreiras que surgem, num percurso de coragem e superação.
Assim, e ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores emita um voto de congratulação pelos resultados alcançados por André Carreiro Bicudo da Ponte no último Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento ao atleta André Carreiro Bicudo da Ponte e ao Clube Naval de Ponta Delgada.