Os vereadores eleitos pelo PS à Câmara Municipal de Ponta Delgada propuseram, na reunião do executivo camarário que ocorreu esta quarta-feira, que a Câmara Municipal de Ponta Delgada isente do pagamento das taxas de utilização dos equipamentos de apoio (balneários) de todas as zonas balneares do concelho, cuja gestão é da sua responsabilidade, todas as Associações que têm como missão a defesa dos direitos e dos interesses dos cidadãos portadores de deficiência, assim como, estimular e potenciar o perfil psicossocial de cada individuo, promovendo a sua autonomia e inclusão social.
A proposta que foi aprovado por unanimidade irá abranger um conjunto de associações do concelho de Ponta Delgada como a Associação de Pais e Amigos Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores; APPDA São Miguel e Santa Maria - Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e de Autismo; Aurora Social - Associação de Promoção de Emprego Apoiado; Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal; Associação de Paralisia Cerebral de S. Miguel; Associação Portuguesa de Deficientes; Associação Seara do Trigo; Associação de Surdos da Ilha de S. Miguel; Associação dos Deficientes das Forças Armadas.
“O grau de desenvolvimento de uma sociedade também se mede pela capacidade que esta tem de promover a inclusão no respeito pela diferença. São do conhecimento de todos os constrangimentos que as entidades que desenvolvem atividade nestas áreas vivem, pois por muito que possa existir, por muito que façam, há sempre mais que se pode fazer. E, neste sentido, a Câmara Municipal de Ponta Delgada deve assumir as suas responsabilidades e colaborar com estas entidades no sentido que estas possam desenvolver as suas atividades de tão grande e sentida importância para o Concelho”, explicou Vítor Fraga sobre a proposta.