A deputada do PS Lara Martinho destacou hoje o valor estratégico dos Açores como plataforma científica e tecnológica em múltiplos domínios, que resulta do investimento do Governo nesta área, que soube aproveitar um potencial reconhecido há muito tempo.
A deputada, que falava durante a interpelação ao Governo do PS sobre Ciência e Inovação, lembrou as palavras do “saudoso açoriano e socialista, Prof. José Medeiros Ferreira, que em 2011 escrevia: ‘... os Açores no futuro poderão constituir um centro de pesquisa científica e tecnológica de grande importância mundial, sobretudo nos domínios da interação entre o oceano e atmosfera’”. A vice-presidente do PS regozijou-se por o Partido Socialista ter transformado esta visão em realidade. “Este é hoje um desígnio e um desafio do Partido Socialista”, assegurou.
Lara Martinho afiançou ainda que “o posicionamento atlântico dos Açores abre oportunidades únicas ao país no contexto internacional, não replicáveis em nenhum outro local do mundo, o que representa uma efetiva vantagem comparativa”, lamentando que esta nem sempre tenha sido aproveitada. “Em 2011 todos a reconhecíamos, mas foi apenas em 2015 com este Governo que foi efetivamente promovida uma nova estratégia de valorização da posição atlântica de Portugal, centrada nos Açores, com resultados evidentes”.
A açoriana disse que esta estratégia está assente em quatro áreas essenciais: Estratégia para o espaço; Cooperação internacional em I&D; Azores ISLP e Go Portugal e enumerou alguns dos projetos que dão forma a este investimento. A Portugal Space, a Agência Espacial Portuguesa, e a instalação da nova antena da Agência Espacial Europeia (ESA), ambas em Santa Maria, o Centro Internacional de Investigação do Atlântico – o AIR Center “uma instituição inovadora de investigação e tecnologia em rede, que já é alvo de vários projetos europeus e todos em cooperação europeia com instituições espanholas, francesas, alemãs ou norueguesas”; o Programa Internacional dos Açores para o Lançamento de Satélites – o Azores ISLP, “que hoje é um programa de referência europeia” e que recebeu 4 propostas de consórcios internacionais de grande relevância para a criação do Porto Espacial, e o programa Go Portugal, “que este mês na ilha Terceira celebrou uma nova parceria com a Universidade de Massachusetts, estado onde residem quase 1 milhão de luso-descendentes”, enumerou.
“Esta é uma estratégia global, não se limita a desenvolver ações isoladas nos Açores, mas sim a consagrar um quadro de relações transatlânticas na perspetiva europeia”, destacou a vice-presidente do grupo parlamentar socialista na Assembleia da República. “Estimula a criação de emprego qualificado e a alavancagem de novos projetos de grande valor acrescentado que poderão garantir o incremento e um novo impulso ao desenvolvimento económico da região”, acrescentou.
Lara Martinho revelou que esta é uma das razões pelas quais “os portugueses depositam confiança no Partido Socialista” e mostrou-se convicta de um reforço desta confiança no futuro.