A deputada do PS/Açores eleita à Assembleia da República, Lara Martinho, lamentou, esta quinta-feira, as declarações do deputado social democrata António Ventura, num ato que “por distração ou má fé, ignora os ganhos que o AIR Center representa para os Açores”.
“Lamentamos que, em nome de politiquice político-partidária e na ânsia permanente de falar mal, o deputado António Ventura, não tenha a honestidade política de valorizar este projeto estruturante a médio prazo para a nossa Região”, afirmou a deputada socialista.
Lara Martinho recorda que desde a sua formalização na cimeira da Praia da Vitória, que o AIR Center foi apresentado como uma rede de infraestruturas científicas que trabalham de forma descentralizada, contribuindo para objetivos comuns.
Além do mais, prossegue a deputada, este Centro Internacional de Investigação do Atlântico surge “como uma entidade não tradicional, cujo objetivo passa por conjugar e otimizar as capacidades instaladas nos diferentes Países-membros e com um horizonte temporal de três anos para entrar em velocidade cruzeiro e de dez para uma efetiva consolidação”.
“Neste momento, para além da sede da instituição na ilha Terceira, está firmado o financiamento do Centro de Observação da Terra – ESA@LAB, por um valor de 2,5 milhões de euros. Este centro de competências irá gerar, no imediato e no futuro, um conjunto de postos de trabalho altamente qualificados e com instalação física e permanente no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira”, referiu a socialista. Por outro lado, Lara Martinho sublinhou ainda a instalação do secretariado do MBON – Marine Biodiversity Observation Network até ao final de 2019 também no AIR Center.
O AIR Center integra igualmente vários consórcios, ao nível dos projetos em que está envolvido, em mais de 30 candidaturas a diferentes mecanismos de financiamento, - tal como H2020, INTERREG, EMFF, entre outros. “Com a previsível aprovação de uma parte substancial destes projetos, uma parte dos mesmos serão desenvolvidos nos Açores envolvendo, naturalmente, equipas científicas açorianas”, reforçou a deputada do PS.
“As recentes adesões à rede AIR Center, como as mencionadas nos estados do Rio de Janeiro e da Baía, irão contribuir para consolidar a rede e a instituição, projetando-a no Atlântico e reforçando o papel dos Açores como ponto-chave nas relações norte-sul e sul-norte nos domínios da ciência”, explica a deputada do PS/Açores na Assembleia da República.
“Este tipo de crítica e de negação por parte do PSD a projetos estruturantes para a ilha Terceira não é nada de novo, aliás assistimos ainda recentemente a episódios desta natureza em relação a outros projetos, como o caso do Terceira Tech Island, que até hoje já criou mais de 100 postos de trabalho na ilha Terceira! Acredito que o que os Açorianos querem é que, todos juntos, defendamos a nossa ilha e os Açores, defendamos projetos que contribuam para o desenvolvimento da nossa terra. Este deve ser o mote de todos os candidatos, este foi, é e será sempre o nosso foco, apresentar o trabalho realizado e as propostas que temos para o futuro da nossa Região”, concluiu a candidata Lara Martinho.