“A Residência para Acolhimento de Doentes Deslocados é uma resposta importante para os doentes da Graciosa que precisam de se deslocar para realizar consultas e tratamentos na ilha Terceira”, sublinhou José Ávila que, em conjunto com os deputados Manuel José Ramos e Ricardo Ramalho, visitou o novo espaço.
Acompanhados pela Secretária Regional da Solidariedade Social, os deputados do Grupo Parlamentar do PS/Açores foram recebidos pela direção da Associação Casa da Ilha Graciosa na Terceira, a entidade que fica encarregue da gestão da estrutura, recentemente inaugurada pelo Presidente do Governo dos Açores.
“Tivemos oportunidade de nos inteiráramos relativamente aos próximos passos que vão ser dados, para colocar aquela valência ao serviço dos doentes que se deslocam para consultas e tratamentos e que não têm familiares que os possam acolher na ilha Terceira”, acrescentou o Parlamentar Socialista.
José Ávila adianta que “a parceria agora criada, e que partiu de um projeto integrado no orçamento participativo, vai colocar ao serviço dos doentes deslocados e dos seus acompanhantes, uma casa com capacidade para acolher 12 pessoas, garantindo conforto e estando adaptada para pessoas com mobilidade reduzida”.
“Os números dos doentes deslocados e respetivos acompanhantes tem vindo a crescer de ano para ano e é preciso criar este tipo de serviço para dar uma resposta adequada a muitos Graciosenses”, sublinhou ainda o parlamentar socialista.
José Ávila sublinhou também que “os projetos da Casa da Ilha Graciosa na Terceira, nomeadamente quanto ao alargamento dos transportes públicos à zona e a criação de um serviço próprio de transporte para apoio aos doentes com maiores dificuldades de mobilidade, vão trazer ainda maior relevância desta residência para os doentes que precisam de se deslocar ao Hospital Santo Espírito para consultas e tratamentos”.