“O objetivo destas visitas promovidas pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista dos Açores, no âmbito do Plano e Orçamento da Região para 2020, é o de ver in loco aquele que tem sido um trabalho árduo e que assegura uma cobertura de proximidade na rede de proteção aos idosos dos Açores”, afirmou João Paulo Ávila.
O deputado falava à margem da visita do Grupo Parlamentar à obra do Centro Intergeracional dos Arrifes, realizada esta quarta-feira.
Segundo João Paulo Ávila, a rede de apoio aos idosos tem vindo a crescer nos últimos anos e é uma área na qual o Orçamento da Região para 2020 propõe investimentos “num montante que supera os quatro milhões de euros, o que comprova uma maior qualidade nos serviços que são prestados nestas valências”.
No caso em concreto, o Centro Intergeracional dos Arrifes é uma obra que constitui um investimento de mais de 2,6 milhões de euros e contempla um Centro de Atividades de Tempos Livres, um Centro de Dia e um Centro de Noite, com capacidade para 30 utentes cada.
“É, de facto, inovador este tipo de infraestrutura nos Açores, que permite apoiar simultaneamente crianças e idosos no que diz respeito às competências sociais e também no combate à solidão”, salientou o parlamentar.