“Esta infraestrutura, onde será o futuro Centro Intergeracional da freguesia da Feteira, insere-se num conjunto de investimentos em equipamentos sociais que têm sido realizados ao longo dos últimos anos, em particular, na presente legislatura, nesta área e na ilha do Faial. Como é exemplo disso, a remodelação e ampliação do Lar das Criancinhas da Horta e o novo Centro de Dia dos Flamengos”, afirmou Tiago Branco, esta quinta-feira.
O deputado eleito pelo círculo eleitoral do Faial falava à margem da visita à conclusão das obras da 1.ª fase do projeto que consiste na requalificação do edifício onde serão instalados os serviços públicos administrativos nomeadamente a sede da Junta de Freguesia, a RIAC, a Divisão de Ação Social, um Posto de Saúde, a Casa do Povo e os escuteiros. Iniciativa que se insere num conjunto de visitas que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista está a realizar no âmbito do Plano e Orçamento da Região para 2020.
Tiago Branco explicou que após a conclusão iminente da primeira fase da obra, serão iniciados os procedimentos para o lançamento da empreitada para a segunda fase do projeto “orçada em um milhão de euros e que compreende a construção de um novo edifício” destinado às valências de Centro de Atividades de Tempos Livres e Centro de Convívio para Idosos, “com capacidade para 20 crianças e jovens e 30 idosos”, respetivamente.
“Este investimento acoplado ao Centro de Dia dos Flamengos e à ampliação do Centro de Dia da APADIF, também prevista em plano e orçamento do próximo ano, permitirá quase triplicar a capacidade de resposta da ilha do Faial na valência de Centro de Dia e de Convívio”, sublinhou o parlamentar salientando que estes investimentos vão ao encontro de uma das prioridades do Governo dos Açores e do Partido Socialista: “de dotar as comunidades locais de serviços e valências de proximidade nestas áreas, contribuindo de forma muito direta para o reforço da qualidade de vida dos cidadãos, não só para os utilizadores destes equipamentos como também para aqueles que têm à sua guarda essas mesmas pessoas”, salientou.
O parlamentar sublinhou ainda todo o trabalho e investimento feito não só através da construção de infraestruturas, mas também “de todo o apoio que é dado anualmente a estas instituições, parceiros chave nesta estratégia de desenvolvimento”.
“São cerca de 54 milhões de euros investidos anualmente no apoio ao funcionamento e à execução das valências das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e isso é bem revelador da aposta permanente nesta área e o Plano e Orçamento do próximo ano”, concluiu.