O Presidente do Governo presidiu hoje ao lançamento da primeira pedra da construção do hotel Double Tree by Hilton e visitou as obras do Hospital Internacional dos Açores, dois investimentos significativos em curso na cidade da Lagoa que são exemplos da confiança dos investidores privados na economia da Região.
“Estes são investimentos privados e apoiados pelo sistema de incentivos Competir+, uma circunstância que é bastante significativa quanto à confiança que o desenvolvimento económico suscita da parte dos investidores privados na Região”, afirmou Vasco Cordeiro.
No primeiro dia da visita do Executivo açoriano à ilha de São Miguel, o Presidente do Governo destacou, assim, o comportamento da economia, conforme comprovam os “recordes que se estão a registar” na criação de emprego, tanto ao nível da população empregada, como da população ativa.
Esta performance da economia açoriana é também visível do ponto de vista de criação de riqueza nos Açores, sublinhou Vasco Cordeiro, salientando que o PIB da Região se tem destacado entre todas as regiões do país e mesmo face à média do país.
Na sua intervenção, o Presidente do Governo destacou, por outro lado, a adesão dos empresários ao Subsistema de Fomento de Base Económica de Exportação, no âmbito do sistema de incentivos Competir+, que já recebeu quase 300 candidaturas, com um montante de investimento previsto superior a 425 milhões de euros e potenciando a criação de quase 1.800 postos de trabalho na Região.
“Estes são dados importantes para termos presente, mas, sobretudo, para analisarmos onde estamos e para onde queremos ir”, afirmou Vasco Cordeiro, na cerimónia de lançamento da primeira pedra da construção do hotel de quatro estrelas da cadeia internacional Hilton, que representa um investimento de cerca de 16 milhões de euros e que foi considerado Projeto de Interesse Regional (PIR).
“Este empreendimento vai para além da construção apenas de um hotel por aquilo que envolve de visão integrada e articulada com o Hospital Internacional dos Açores, e pela presença de uma grande cadeia internacional com implantação num dos mercados estratégicos para os Açores, como é o dos Estados Unidos da América”, sublinhou o Presidente do Governo.
Relativamente ao turismo, Vasco Cordeiro afirmou que, apesar do “notável percurso” que a Região tem encetado neste domínio, é preciso ter a “consciência da necessidade de ambicionar sempre mais, mesmo num setor que vem reforçando a sua importância na economia regional”.
“Não podemos descansar, não podemos dar por adquirido que este percurso pode, agora, nos levar a descansar. É isso que o Governo tem feito e tem contado com a parceria dos privados neste processo”, disse.
Neste primeiro dia da visita a São Miguel, Vasco Cordeiro visitou também as obras de construção do Hospital Internacional dos Açores, um investimento de cerca de 27 milhões de euros que “vai ter um impacto direto no que tem a ver com a saúde dos Açorianos porque a oferta de serviços que o hospital disponibilizará vai permitir que, em algumas circunstâncias, não tenham de se deslocar para o continente”.
“O apoio público a este investimento não descura, por um minuto que seja, aquele que é o investimento feito no Serviço Regional de Saúde (SRS)”, garantiu o Presidente do Governo, ao salientar que os mais de 275 milhões de euros de transferências para o SRS em 2020 “dão bem nota que o Governo dos Açores se mantém firme neste objetivo.
“Entre o período em que foi apresentado este investimento - no ano de 2017 - e 2020, nós temos um crescimento maior de recursos públicos afetos ao Serviço Regional de Saúde do que aquilo que significa este investimento privado”, exemplificou Vasco Cordeiro.
“Isso significa que acolhemos bem esta iniciativa privada, mas isso não significa que descuremos, por um minuto que seja, a aposta em mais recursos e em melhores respostas do serviço público de saúde para os Açorianos”, afirmou Vasco Cordeiro.
GaCS/PC