No debate sobre o Plano e Orçamento dos Açores para 2020 as condições de trabalho dos professores, as condições de aprendizagem dos alunos e as infraestruturas do parque escolar mereceram destaque para o Grupo Parlamentar do PS/Açores: “Para o ano de 2020 são cerca de 41 milhões de euros que serão investidos no parque escolar, no estímulo à valorização pedagógica e na convergência do apoio social. Tudo para consolidar e responder a uma ambição geracional e sustentável que envolva cada açoriano em cada uma das nossas nove ilhas”, afirmou Sónia Nicolau.
Durante o debate, a deputada do PS Açores realçou os resultados já alcançados, como, por exemplo, nas taxas de transição em que, “em média, em cada 100 crianças há 92 que transitam no ensino básico”. Na valorização dos professores, com o descongelamento de carreiras e a recuperação integral do tempo de serviço, o que nos permite ter nos Açores “o melhor estatuto da carreira docente do país, onde 80% dos docentes estão no quadro segundo os últimos dados estatísticos”.
Sónia Nicolau sublinhou os 9.8Milhões de euros para o apoio social: “Responde a uma população estudantil no ensino público de 35000 alunos, menos 800 do que no ano transato, e que combina com políticas sociais de futuro, como a gratuitidade dos manuais escolares no 1º e 2º ano, a redução do desemprego e dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção, que são maioritariamente crianças”.
Na perspetiva da inovação, a deputada do PS/Açores destacou “a inclusão de aprendizagens de Tecnologias da Informação em todo o ensino básico, uma medida pioneira a nível nacional e europeu” e referiu a importância de iniciativas como os clubes de robótica, o projeto TOPA - Traz o teu próprio dispositivo para a sala de aula – que “capacitam as atuais e futuras gerações para as competências digitais”
A parlamentar referiu, também, os 22 Milhões de Euros “para finalizar o parque escolar dos Açores, como é o caso da escola de Arrifes e de Rabo de Peixe, mas também com as contínuas requalificações para garantir melhores condições infraestruturais para cada dia de aprendizagens significativas”. Também os 3.6 Milhões de Euros para projetos pedagógicos mereceram destaque na intervenção.