Durante o debate sobre as propostas para o setor agrícola, que constam do Plano e Orçamento para 2020, António Toste Parreira defendeu que é para dar continuidade ao trabalho que tem sido realizado: “As políticas implementadas pelos Governos do Partido Socialista, nos Açores, permitiram uma melhoria e um crescimento significativo do Setor Agrícola”.
Sobre os resultados alcançado, o deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores, realçou: “A redução de custos de produção, o reforço do melhoramento das infraestruturas de apoio às explorações agrícolas e as melhores condições de trabalho que se traduziram em mais riqueza, mais emprego e mais desenvolvimento rural em todas as ilhas”. Sobre as acessibilidades, destacou, os investimentos nos caminhos rurais, “com uma extensão superior a 300 Km”; na rede de abastecimento de água “com mais de 500 Km de condutas e cerca de 3.700 ramais instalados” e o fornecimento de energia elétrica, “que abrange perto das 500 explorações agrícolas”.
António Toste Parreira também referiu “a evolução e modernização da fileira do leite, cuja faturação da produção atingiu em 2018 cerca de 180 milhões de euros, que corresponde a um aumento na ordem dos 7%, relativamente a 2017”, o investimento na Rede Regional de Abate em que está a decorrer o processo de certificação de todos os matadouros da Região, “que ficará concluído em 2020”. A evolução positiva no setor da carne e a criação do Centro Estratégico Regional da Carne dos Açores (CERCA), também foram destacados.
Para além dos exemplos “do percurso notável que a agricultura dos Açores fez nas últimas duas décadas e que permite, hoje, estar mais bem preparada para enfrentar um mercado global, competitivo e agressivo em que a inovação, a qualidade e a diferenciação são fundamentais para a nossa afirmação”, o parlamentar socialista sublinhou a importância das medidas que vão ser implementadas no próximo ano.
“O Plano para 2020 pretende instalar mecanismos e instrumentos financeiros adaptados à nossa realidade, ao nosso potencial e às nossas especificidades, tendo como objetivo fomentar o crescimento económico, o emprego, o empreendedorismo e a sustentabilidade ambiental, bem como a melhoria da qualidade de vida nas zonas rurais”, adiantou.
António Toste Parreira considera que é necessário “trabalhar ainda mais para ter uma indústria mais robusta e com maior capacidade de inovar, de transformar e de apostar em novos produtos de maior valor acrescentado, no Marketing e em mercados alternativos e, assim, valorizar o preço pago ao produtor”.
O reconhecimento da “singularidade e excelência” dos produtos dos Açores, “assente na segurança alimentar, na sanidade e bem-estar animal e na sustentabilidade ambiental, foi outra das áreas considerada fundamental pelo parlamentar.
António Toste Parreira deixou uma garantia: “Com a mesma motivação e confiança, o Governo e este Grupo Parlamentar tudo farão na defesa dos produtores e na valorização da nossa agricultura, pilar fundamental da economia regional”.