O Grupo Parlamentar do PS/Açores valorizou, esta sexta-feira, o trabalho do Tribunal de Contas na análise da conta da Região de 2018 e destaca os desenvolvimentos positivos na prestação das contas.
“É verdade que existem desafios para superar, e o próprio tribunal também o reconhece, mas têm sido dados passos importantes no acatamento das recomendações, de acordo o seu parecer destaca claramente”, considerou Carlos Silva.
O deputado do PS/A afirmou ser igualmente relevante a constatação do Tribunal de Contas “que diz que a dívida total do setor público administrativo regional, apesar do seu crescimento, representa 44,5% do PIB dos Açores e continua a ser um bom exemplo a nível nacional e europeu”.
“Com o trabalho que está a ser realizado, com o cumprimento da legislação sobre a aplicação do novo Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) e com a reestruturação, em curso, do setor público empresarial regional, acreditamos que a conta da Região no próximo ano já irá refletir impactos positivos”, sublinhou.
Quanto às afirmações proferidas pelo PSD/Açores sobre este assunto, Carlos Silva diz que não é possível aceitar “mais um” discurso incoerente por parte do maior partido da oposição que “num dia propõem a redução das receitas fiscais e no outro demonstram-se aparentemente preocupados com as receitas próprias da Região”.
“É certo que os desafios são muitos, mas a vontade de os ultrapassar e os resultados que temos vindo a alcançar no desenvolvimento da Região, permitem encarar o futuro com confiança nas políticas do Governo Regional do Partido Socialista e no trabalho dos Açorianos”, concluiu o parlamentar.