André Franqueira Rodrigues - 2024-2029
Data Nascimento: 12/02/1977
Profissão: Jurista
André Franqueira Rodrigues é Deputado ao Parlamento Europeu desde 16 de julho de 2024, e membro efetivo da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Comissão das Pescas, bem como membro suplente na Comissão de Transportes e Turismo.
Jurista, foi deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na XIII legislatura, e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS. Desempenhou ainda funções como assessor do Presidente do Governo Regional dos Açores no XI e no XII Governos Regionais dos Açores.
É membro do Secretariado Regional do PS/Açores e Secretário Coordenador do PS da ilha de São Miguel.
André Jorge Dionisio Bradford - 2019
Tomou posse como eurodeputado no dia 2 de julho de 2019, foi indicado para a Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural e para a Comissão das Pescas.
Licenciado em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa, frequentou o Doutoramento em Ciências da Comunicação, do Curso de Doutoramento da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
Foi líder parlamentar do PS na legislatura iniciada em 2016 na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, para a qual tem sido eleito desde 2004.
Foi assessor para os Assuntos Políticos do Presidente do Governo Regional dos Açores, entre 2006 e 2008. Foi Secretário Regional da Presidência entre 2008 e 2012.
Foi membro do Comité Permanente da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, representante dos Açores no Comité das Regiões da União Europeia e na Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa.
Ricardo Serrão Santos – 2014 - 2019
Eleito Eurodeputado pelas listas do Partido Socialista em maio de 2014, Serrão Santos foi durante a sua atividade membro efetivo da Comissão das Pescas (onde foi o coordenador do grupo S&D), da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Delegação Interparlamentar para as relações com o Canadá, bem como membro suplente da Delegação Interparlamentar para as relações com os Estados Unidos da América e da Delegação Parlamentar Paritária EU-ACP.
Doutorado em Biologia pela Universidade de Liverpool e pela Universidade dos Açores, Serrão Santos foi Presidente do IMAR- Instituto do Mar, e Diretor do Departamento de Oceanografia e Pesca (DOP) da Universidade dos Açores, tendo ainda desempenhado o cargo de Pró-Reitor dessa mesma instituição.
Ricardo Serrão Santos é possuidor de um vasto currículo nas matérias relacionadas com o estudo dos Oceanos e com as questões da sua sustentabilidade. Em 2018 foi uma das 18 personalidades nomeadas para o “Grupo Executivo de Planeamento da Década das Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”. É membro eleito da Academia das Ciências de Lisboa e Membro Emérito da Academia de Marinha.
Em 2019 foi o Mandatário Regional da candidatura do PS/Açores às Eleições Legislativas de 6 de outubro.
Luís Paulo Alves – 2009 - 2014
Deputado no Parlamento Europeu entre os anos de 2009 e 2014, Luís Paulo Alves foi membro da Comissão de Desenvolvimento Regional e da Delegação à Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE. Foi ainda suplente na Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural, bem como da Delegação à Comissão Parlamentar Mista UE-Turquia e da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latina-Americana.
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, exerceu funções como técnico superior na Administração Regional e no Tribunal de Contas.
Foi ainda Mandatário para a Juventude da eleição de Mário Soares e Mandatário para os Açores nas eleições para o Parlamento Europeu de Paulo Casaca, bem como deputado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Paulo Casaca – 1999 - 2009
Deputado europeu na 5ª e 6ª legislatura, entre os anos de 1999 e 2009, foi membro das Comissões das Pescas, dos Orçamentos e do Controlo Orçamental.
Foi presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com a Assembleia Parlamentar da NATO e membro do “Transatlantic Policy Network”, um inter-grupo de parlamentares europeus e congressistas norte-americanos com a presença de representantes da sociedade civil e do mundo empresarial.
Licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Economia Agrícola pela Universidade de Montpellier, em França, foi na Universidade dos Açores que iniciou a sua carreira académica, lecionando no Departamento de Economia e Gestão da Universidade. Foi ainda professor convidado na Universidade Técnica de Lisboa em Política Agrícola Comum (PAC).
Foi assessor na área de economia do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República, chefe de Gabinete do Ministro do Planeamento Equipamentos Transportes e Administração do Território e Conselheiro da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia para a área dos fundos estruturais.
Exerceu ainda funções como deputado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e na Assembleia da República.
Artur da Cunha Oliveira – 1989 - 1994
Foi Eurodeputado eleito pelo PS entre 25 de julho de 1989 e 18 de julho de 1994.
Participou em diversas Comissões com relevo para os Açores, como foi o caso da Comissão de Agricultura, das Pescas e do Desenvolvimento Rural, da Comissão da Política Regional e do Ordenamento Territorial e Relações com os Poderes Regionais e locais.
Formado em Teologia, foi também professor no Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo e fundador e diretor de várias instituições Açorianas, como o Departamento Regional de Estudos e Planeamento dos Açores (DREPA) ou a Comissão Diocesana de Justiça e Paz. Foi ainda presidente da Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo.