“Vice-presidente do Governo Artur Lima levanta suspeitas graves sobre as Instituições Particulares de Solidariedade dos Açores!”, denuncia Berto Messias

PS Açores - 18 de outubro, 2022

 “Esta manhã, no âmbito do uma sessão de perguntas ao Governo Regional, o Senhor Vice-Presidente do Governo, que tutela a área social na Região, afirmou “Nós somos a Região do País com maior densidade de IPSS do País, isto quer dizer alguma coisa, e a coisa não é boa, isto quer dizer que andámos a criar IPSS talvez com outro objetivo que não o de ajudar as pessoas”, refere Berto Messias à margem do debate parlamentar.

Segundo Berto Messias “esta acusação é gravíssima, pela insinuação e suspeitas que levanta sobre o trabalho de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social da Região, cujos órgãos sociais desenvolvem um trabalho de extrema importância em várias áreas, voluntariamente e sem receber nada em troca, servindo milhares de Açorianos em várias áreas, além de gerarem milhares de postos de trabalho”.

“O atual Governo Regional, que se diz “desgovernamentalizador”, é o governo que, de forma crescente, se tem vindo a meter com tudo e com todos e agora põe em causa a existência e trabalho das IPSS dos Açores. Caso o Sr. Vice-Presidente não saiba, vigora em Portugal a liberdade de associação, a não ser que agora, com este Governo Regional, tenhamos uma espécie de processo de homologação da constituição de associações e de Instituições Particulares de Solidariedade Social? questiona Berto Messias.  

“Esta visão demonstrada pelo Sr. Vice-Presidente do Governo que tutela a área social é preocupante e evidencia uma postura de desconfiança e de suspeição sobre o trabalho destas Instituições, o que não augura nada de bom sobre o futuro”, alerta o Vice-Presidente do PS Açores.