Vasco Cordeiro: É urgente avançar com execução do molhe de proteção do Porto das Lajes das Flores  

PS Açores - 31 de janeiro, 2023

Vasco Cordeiro defendeu, esta terça-feira, a urgência prioridade da efetivação das obras no molhe de proteção à ponte cais do Porto das Lajes das Flores.

O Presidente do PS/Açores e líder parlamentar do PS falava após visitar o local, no âmbito das Jornadas Parlamentares que o GPPS está a realizar na ilha das Flores, esta semana.

Vasco Cordeiro realçou que “sobre estas obras nada se sabe”, sendo que “neste momento não há sequer o projeto para a recuperação do porto e do cais comercial das Lajes das Flores”.

“Não se sabe em que pé está o projeto, não se sabe depois da tempestade de dezembro último o que é que está pensado fazer para garantir esta proteção”, frisou.

O líder dos socialistas Açorianos alertou que, não havendo esta proteção, a operacionalidade na ponte cais “será sempre complicada” e que a “própria ponte cais poderá estar em risco se vier mau tempo”, fazendo votos para que “tal não aconteça”.

Vasco Cordeiro apontou a “paragem na reconstrução deste porto”, uma vez que as obras que estão a decorrer e que recentemente foram concluídas “foram lançadas ainda pelo anterior Governo Regional, da responsabilidade do PS”.

Abordando a situação presente do abastecimento de mercadorias à ilha das Flores, Vasco Cordeiro realçou dois elementos “relevantes e decisivos”, definindo que o “mais importante é garantir a proteção da ponte cais que atualmente serve para a carga e descarga de mercadoria” e que, em segundo lugar, “deve ser escolhido um navio adequado a essas condições”.

A esse respeito, o Presidente do PS/Açores desafiou o Governo Regional a explicar “porque razão foi antecipado o fim de um contrato que a Região tinha assinado com um armador, para garantir um navio para as Flores até este mês de janeiro de 2023”.

“O molhe de proteção e o cais das Lajes das Flores são obras prioritárias e, tendo em conta as condições de realização de obras nesta ilha e neste grupo do nosso arquipélago, têm de ser tomadas decisões de imediato. Se isso não acontecer, nós perderemos a oportunidade de no próximo verão termos essas obras concretizadas, garantindo a sua efetividade”, sublinhou o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.