Os Vereadores do PS na Câmara de Ponta Delgada visitaram a freguesia dos Arrifes, esta quinta-feira, e reuniram com a Junta de Freguesia, num encontro onde foram abordadas questões relevantes para o desenvolvimento da freguesia e que devem contar com o apoio da autarquia presidida por Pedro Nascimento Cabral. Passado mais de um ano de mandato o autarca ainda não visitou aquela que é a maior freguesia dos Açores, combinando população e área.
Para André Viveiros, Vereador socialista, “é lamentável que a Câmara Municipal e o Governo Regional não tenham juntado esforços com a pretensão da Junta de Freguesia, para adquirirem o antigo cinema e terrenos envolventes para ali ser construído um jardim público para a paróquia da Saúde, e, possivelmente, um pavilhão multiusos, para dar resposta às necessidades sociais e culturais da freguesia”.
Ainda a propósito do Largo da Saúde, os Vereadores do PS destacaram a necessidade de serem corrigidas as passadeiras ali existentes, em calçada, localizadas juntos aos semáforos, “dado o péssimo estado das mesmas e que merecem a intervenção imediata da Câmara Municipal”.
Em matéria de trânsito, André Viveiros deixa antever que o crescimento da freguesia e o aumento do tráfego rodoviário, com a instalação de várias superfícies comerciais de dimensão relevante, determina, a breve prazo, o reequacionamento dos fluxos de trânsito, devendo considerar-se a definição de sentidos únicos nos acessos de entradas e saídas da freguesia, que privilegie o bem-estar da população e que favoreça a circulação de autocarros, procurando-se aliviar os congestionamentos da rua da Saúde.
Outro dos aspetos que mereceu a atenção dos Vereadores do PS foi a habitação. Na visita efetuada ao empreendimento ‘Piedade Jovem’, André Viveiros destacou as carências de habitação para jovens casais da freguesia, bem como a necessidade de manutenção, conservação e limpeza de bairros e empreendimentos já edificados na freguesia.
A este propósito, o socialista defendeu a necessidade de cuidados especiais nestes processos de atribuição de habitação a agregados carenciados, “de forma a não se formarem guetos e se promoverem bairros degradados que depois seja difícil a integração social, a gestão e a manutenção dos equipamentos e infraestruturas, como visivelmente se constata neste empreendimento”.
Já em matéria de limpeza das vias, o socialista defendeu uma recolha de resíduos sólidos urbanos mais frequente e articulada entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Arrifes.
Na ocasião, e após visitarem diversas bacias de retenção de águas pluviais na freguesia, André Viveiros defendeu uma ação articulada entre a Junta, a Câmara e, se necessário for, o Governo, para que se encontre uma solução mais adequada para recolha destas águas, uma vez que é urgente “corrigir a autênticas ribeiras em que se transformam as vias municipais”.
Segundo os Vereadores do PS, é importante um olhar mais cuidado por parte da autarquia com a freguesia de Arrifes para que se promova o desenvolvimento de forma mais estável, mais efetiva, com qualidade de vida e bem-estar para a sua população, porque a Câmara Municipal ao apoiar e intervir em cada freguesia está a promover o desenvolvimento social e económico do concelho, estará a “Servir Ponta Delgada”.