Os Vereadores do Partido Socialista à Câmara Municipal da Horta questionaram, esta quinta-feira, a autarquia quanto ao futuro da construção de um parque de invernagem e de reparação naval na cidade da Horta, lembrando que após um ano do anúncio, nada foi concretizado.
Para os Vereadores socialistas na autarquia, a apresentação do projeto por parte do Presidente da Câmara e do Presidente da Portos dos Açores “não passou de uma ação de propaganda sem consequência prática”, sendo que passado um ano em que apenas se verificaram trabalhos de terraplanagem dos terrenos, será necessário explicar aos Faialenses “para quando será efetivamente concretizado esse compromisso”.
“Sabemos agora, pela voz da Secretária Regional dos Transportes, Mobilidade e Infraestruturas, que não há financiamento previsto no Plano e Orçamento para 2023. Será a Câmara Municipal a avançar, em conjunto com a Portos dos Açores, com um investimento que é da única e exclusiva responsabilidade do Governo Regional e não da autarquia, que está, isso sim, a ser lesada e enganada pelo executivo regional?”, questionaram os socialistas.
Para os Vereadores do PS, a falta de compromisso do Governo Regional para com este investimento “diz bem da forma como o executivo se está a marimbar para o Porto da Horta, uma vez que vai prometendo parques de invernagem noutros Portos dos Açores”.
Durante a última reunião camarária, os socialistas manifestaram, assim, a sua apreensão quanto ao projeto que se pretende executar, bem como para quando o início da obra.
“Nesta matéria, é absolutamente lamentável que o Presidente da Câmara Municipal da Horta, além de ser cúmplice numa manobra de pura propaganda política, tenha colocado às costas da autarquia um investimento que é da obrigação do Governo Regional e que demonstra, com as últimas declarações da secretária regional, a gritante falta de vontade política do executivo regional em fazer os investimentos necessários, contrariamente ao prometido”, referiram os socialistas.
Segundo estes, “a importância deste investimento não se compadece com uma obra feita por administração direta, às prestações e sem uma estratégia acoplada para o Porto da Horta”, pelo que importa, também nesta matéria, esclarecer os Faialenses.
“O anterior projeto para o Porto da Horta foi chumbado pelo atual presidente da Portos dos Açores. Será que vamos continuar a ter uma Marina a rebentar pelas costuras e que gera insegurança no tráfego marítimo no interior da bacia do Porto”, questionaram ainda os socialistas.
Receando que nada se venha a concretizar, mantendo-se, assim, “a situação do espaço das pescas, do cais comercial, do Clube Naval da Horta e das dificuldades na náutica de recreio”, os socialistas defendem que seja encontrada uma solução “que vá ao encontro da resolução efetiva das prioridades e problemas mais do que já identificados”.
“O Presidente da Câmara da Horta, outrora o primeiro a rasgar as vestes para defender os interesses do Faial, está, agora, calado, mesmo depois de ter sido desmentido publicamente pelo próprio Governo Regional que ainda lhe diz que se a autarquia quiser pagar, está à vontade!”, asseguram os socialistas.