Mais uma vez se lamenta que o PSD Terceira se limite a aceitar, apoiar e defender, afincadamente, a forte redução do Orçamento para a ilha Terceira, com consequências claras no retrocesso e estagnação do investimento, limitando os objetivos de crescimento e desenvolvimento social e económico, prejudicando empresas, famílias e o todo coletivo da nossa ilha.
Seria importante que a defesa dos interesses da ilha Terceira, naquilo que são as grandes opções de Plano com implicação no presente e futuro da ilha, fossem de todos, e o descontentamento pelo corte, cativações e má execução do Orçamento fosse manifestado por cada Terceirense, e pelos partidos, em uníssono.
O PSD Terceira não contraria nem desmente nenhum dos valores, e fatos, apresentados pelo PS, apenas os confunde:
Não explica porque aceita e defende, agora que é governo, o corte de 44% do investimento para a Terceira;
Não desmente e aceita, que a ilha Terceira tenha sofrido, na distribuição de verbas pelo todo regional, uma redução na afetação, passando de um montante de 21% para 16% do orçamento regional;
Não justifica as cativações feitas ao investimento de 2023, um mês após a sua entrada em vigor;
Não justifica a baixa execução do orçamento de 2022, cerca de 60% do que estava comprometido;
Não justifica os atrasos dos pagamentos a fornecedores e serviços, nem a ausência dos incentivos ao investimento privado, com consequências graves para a atividade económica, empresas e famílias;
O PSD Terceira, mais uma vez, vem iludir os Terceirenses, porque para disfarçar a realidade, compara o total do investimento público previsto para a Terceira (que inclui o investimento da administração direta, indireta e empresas públicas), com o relatório da execução parcial do investimento público apenas da administração direta, omitindo e retirando dos valores apresentados na execução dos anos anteriores, dos governos do Partido Socialista, mais de 250 milhões por ano, que estavam previstos para os fundos e serviços autónomos e empresas públicas.
Persiste o PSD no erro dos cálculos, enganando-se na análise dos dados e desconhecendo tecnicamente as matérias pelas quais se pronuncia. O PSD ilude porque compara o que não pode ser comparado. Compara o investimento executado apenas numa parte da administração, inscrita no capítulo 50 do Orçamento, com a totalidade do investimento público inscrito no Plano do Investimento público.
Este grave erro visa iludir intensionalmente os Terceirenses e tenta disfarçar a realidade. Mais uma vez, lamentavelmente, o PSD nada diz, nada acrescenta, abandonando os Terceirenses na defesa da ilha Terceira.
O PSD Terceira tem apenas como objetivo a sua sobrevivência, ignorando as queixas dos empresários, das entidades e instituições, contentando-se com muito pouco, ou quase nada.
Os poucos exemplos que o PSD, em desespero, consegue apresentar, confirmam totalmente o que disse o PS:
Este governo limita-se a inaugurar investimentos iniciados com financiamento assegurado pelo governo do PS.
Nada acontece de novo, não há capacidade de planear nem de executar.
O Partido Socialista defenderá sempre a Terceira, essa é a razão da nossa luta e é o nosso compromisso.