Os Vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal da Praia da Vitória liderada pela Coligação PSD-CDS/PP lamentaram hoje que, mais uma vez, “a Câmara Municipal tenha desperdiçado muitos milhares de euros não concorrendo ao programa Bairros Comerciais Digitais, apoiado pelo PRR – Programa de Recuperação e Resiliência”.
“Soubemos na passada semana das Câmaras Municipais açorianas que passaram à nova fase deste programa com candidaturas elegíveis a este programa que permitirá investimentos de muitos milhares de euros nesses Concelhos açorianos. Infelizmente, a Câmara Municipal da Praia da Coligação PSD-CDS/PP nem concorreu a este programa, desperdiçando muitos milhares de euros, quando tinha condições privilegiadas para conseguir fundos externos para investir no Concelho”, refere o Vereador Berto Messias.
Segundo Berto Messias, “a Presidente da Câmara do PSD-CDS/PP perdeu uma oportunidade única de garantir fundos que permitissem uma reestruturação e apoio ao comércio local, melhorando as condições do comércio e empresas do Concelho e implementando medidas que lhe permitissem aumentar os seus rendimentos e, eventualmente, aumentar postos de trabalho no Concelho, facto que muito lamentamos”.
“É mais uma oportunidade perdida, entre tantas outras, o que faz com que o Concelho esteja a retroceder em várias áreas. A Senhora Presidente da Câmara está sempre a dizer que não há dinheiro para nada, mas não aproveita os instrumentos de financiamento externos à sua disposição, sendo ainda mais grave o facto de estarmos a falar de fundos externos que podiam dar uma grande ajuda ao comércio e às empresas do Concelho”, lamenta Berto Messias.
Para Berto Messias, “uma Cidade com a necessidade de redinamizar o seu centro urbano e de reforçar o apoio ao crescimento da atividade económica local, e com a existência de infraestruturas e projetos como é o Terceira Tech Island, devia dar prioridade à aposta em novos projetos, como é o caso dos Bairros Comerciais Digitais”.
A medida Bairros Comerciais Digitais procura promover a digitalização da economia, ora através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, ora através da sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários.
O concurso para a apresentação de Manifestação de Interesse para Desenvolvimento de Projetos no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, encerrado a 30 de abril, afigura-se como particularmente relevante para os setores do comércio e dos serviços abertos ao consumidor, sendo igualmente uma medida catalisadora do crescimento económico, visando a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção do comércio em linha e da integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.