André Franqueira Rodrigues, candidato do Partido Socialista Açores às eleições do Parlamento Europeu, indicou hoje que o investigador da Universidade dos Açores, antigo eurodeputado e ex-Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, será o mandatário da sua candidatura ao Parlamento Europeu.
Na ocasião, André Franqueira Rodrigues afirmou: "Ricardo Serrão Santos tem um conhecimento profundo da realidade dos Açores e dos desafios que, enquanto Região Autónoma e ultraperiférica, enfrenta no contexto regional, nacional e europeu. O seu percurso académico e enquanto representante político são bem demonstrativos de um verdadeiro autonomista e europeísta e do potencial de todos e quaisquer açorianos defenderem, através da sua ação, a sua Região, o país e a UE, reafirmando a centralidade dos Açores em domínios que são da primeira importância para a Europa, sem descurar as soluções que interessam ao nosso povo e à nossa comunidade. É uma honra contar com a sua entrega enquanto mandatário regional desta candidatura."
Ricardo Serrão Santos, por seu turno, afirmou: "Os Açores precisam de contar novamente com uma representação forte, visível e empenhada no Parlamento Europeu. O Partido Socialista Açores e o André Franqueira Rodrigues são os mais bem qualificados para o fazer em nome de todos os açorianos, defendendo não apenas os principais setores económicos da nossa Região – com natural incidência para a agricultura e pescas – mas também projetando a Região pelas muitas mais valias que apresenta no quadro da União Europeia."
Referindo-se ainda ao simbolismo desta indicação ocorrer por ocasião do Dia da Europa (9 de maio), o candidato do Partido Socialista Açores lançou ainda um apelo à participação de todos nas eleições do próximo dia 9 de junho:
"Os Açorianos sabem bem que a Europa também começa aqui! E sabem também, muito bem, o contributo que a União Europeia tem dado, ao longo das décadas, para o nosso progresso e desenvolvimento.
No Dia da Europa lembramos também o valor da nossa cultura e das nossas tradições que enriquecem este projeto comum, mas não podemos esquecer que é precisa a participação e envolvimento de todos para assegurar uma voz dos Açores na Europa, em defesa dos nossos valores e dos interesses do nosso povo.
Neste Dia da Europa, convido-vos a juntarem-se a mim e ao Partido Socialista na defesa de uma União Europeia de paz e solidariedade e na construção das soluções para a defesa dos Açores no próximo mandato do Parlamento Europeu”.
Biografia Ricardo Serrão Santos
Ricardo da Piedade Abreu Serrão Santos nasceu em Portalegre em 1954. Licenciado em Psicologia e Ecologia Comportamental no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e doutorado em Biologia Ambiental e Evolutiva na Faculdade de Ciências da Universidade de Liverpool, Reino Unido, em 1992.
É Investigador Principal da Universidade dos Açores onde foi diretor do Departamento de Oceanografia e Pescas entre 1997 e 2011.
Foi Ministro do Mar no XXII Governo Constitucional de 26 de outubro de 2019 até 30 de março de 2022
Foi Eurodeputado entre 2014-2019 e membro efetivo da Comissão das Pescas e da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Regional. Foi o coordenador do Grupo S&D para a Comissão das Pescas.
No Parlamento Europeu foi ainda vice-presidente de dois Intergrupos «Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável» e «Mares, Rios, Ilhas e Zonas Costeiras».
Foi Presidente do Instituto do Mar-IMAR entre 2006 e 2014.
Foi membro dos Conselhos coordenadores dos Laboratórios Associados: Instituto de Sistemas e Robótica 2001-2011) e LARSyS entre (2011-2014).
Entre 2003 e 2012 exerceu o cargo de Pró-Reitor da Universidade dos Açores para os Assuntos do Mar e para a coordenação do Campus da Horta.
Foi Delegado Nacional ao Comité das Infraestruturas de Investigação da CE para os FP6 e 7, e Delegado Nacional ao ESFRI (European Strategy Forum for Research Infrastructures) da CE.
Pertenceu a Conselhos Científicos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, onde foi também coordenador do Painel de Ciências do Mar.
Professor Visitante da Faculdade de Ciências Naturais e do Ambiente da Universidade de Southampton (2013-2016).
Entre 2008-2012 foi membro da Direção do Fórum Permanente para os Assuntos do Mar.
Foi Vice-Presidente do European Marine Board, Presidente do EurOcean.
Foi vice-presidente do Conselho Científico do Instituto Oceanográfico de Paris.
É membro do Comité de Ética em Comum [Ifremer, IRD, CIRAD e INRAE], Paris, e presidente do Conselho Científico do International Panel for Ocean Sustainability, Paris.
É Membro Efetivo da Academia das Ciências de Lisboa, Membro Emérito da Academia de Marinha e Membro da Sociedade de Geografia de Lisboa.