No rescaldo do incêndio que incapacitou o Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, o Grupo Parlamentar do PS já solicitou reuniões com as administrações hospitalares dos hospitais de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.
Os socialistas reúnem com a administração do Hospital de Ponta Delgada já na próxima quinta-feira.
O PS/Açores pretende mais informações sobre a acessibilidade dos Açorianos aos cuidados de Saúde, em particular sobre a reorganização do Serviço Regional de Saúde face à prevista demora na recuperação do funcionamento pleno do HDES, a maior unidade hospitalar da Região.
Os socialistas realçam a necessidade de maior transparência, coordenação e rapidez de todas as entidades envolvidas para esclarecer o que está a ser feito para ultrapassar esta situação, que preocupa de sobremaneira todos os Açorianos, uma vez que o HDES serve toda a Região.
O Grupo Parlamentar do PS pretende também reunir com as administrações dos centros de saúde e com outras entidades que estão envolvidas no processo de recuperação do HDES, bem como as IPSS’s, que estão a prestar um importante papel no acolhimento de doentes.
O PS irá, igualmente, chamar à Comissão de Assuntos Sociais do Parlamento dos Açores a Secretária Regional da Saúde e Solidariedade Social para que possa prestar esclarecimentos sobre o plano de trabalhos de normalização da prestação de cuidados de saúde na Região e calendarização da retoma da atividade do HDES.