O Governo Regional está mais preocupado com o passado do que com o futuro da juventude Açoriana - Russell Sousa

PS Açores - 10 de novembro

O Presidente da JS/Açores, Russell Sousa, acusou este domingo o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM “de não apresentar respostas eficazes para os desafios atuais” da juventude Açoriana, nomeadamente ao nível do Emprego e da Habitação.  

Para Russell Sousa, que intervinha no encerramento do XVI Congresso Regional da Juventude Socialista dos Açores, este é um Governo “mais preocupado com o passado do que com o futuro”.

Frisando que os Açores estão a caminhar para uma situação cada vez mais difícil, em que se agrava a dívida pública regional e com uma economia em declínio, o líder da Juventude Socialista salientou serem os jovens de hoje que irão pagar a fatura.

“Hoje, somos de novo a Região mais pobre do país e estamos a afundar com a maior dívida de sempre na história da democracia”, referiu o socialista, para defender que ao nível da Habitação, por exemplo, “não estamos a pedir o impossível, mas a exigir o essencial”.

Nesse sentido, e salientando que a JS/A defende programas que garantam habitação acessível aos jovens, Russell Sousa sublinhou que o Governo tem falhado na resposta “limitando-se a criar pacotes que não passam de ‘pensos rápidos’ para um problema que exige soluções estruturais”.

Já ao nível do emprego, o socialista defendeu a importância de salários que respeitem as qualificações dos jovens Açorianos, alertando que o atual Governo tem falhado em atrair indústrias e investimentos para a Região. "Os Açores têm um enorme potencial, mas o Governo não tem feito o suficiente para aproveitar essas oportunidades", afirmou, frisando que o fim da empresa pública que promovia o investimento na Região foi um erro”.

Em relação ao desporto, o líder da JS/A destacou a necessidade de se atualizar o Estatuto do Jogador Açoriano e os apoios relacionados com a palavra Açores, “de forma a garantir maior equidade entre os clubes regionais”, e continuar a lutar, também, “por apoios consistentes ao desporto regional”.

O ambiente também foi uma questão central no discurso de Russell Sousa. O Presidente da JS Açores denunciou o retrocesso na política ambiental da Região, lamentando que, enquanto a taxa de energias renováveis caiu de 37% para 32% nos últimos anos, o Governo não tenha tomado medidas eficazes para garantir a sustentabilidade ambiental na Região.

Apesar de reconhecer os muitos desafios com que ainda estão confrontados, Russell Sousa transmitiu uma mensagem de esperança: "Acreditamos firmemente que o futuro dos Açores pode ser diferente. Queremos um futuro onde todos os jovens, de todas as ilhas, tenham as condições para viver e prosperar. Onde cada jovem possa escolher ficar na sua terra e contribuir para o crescimento da sua Região", afirmou.

Para o futuro, a JS Açores promete continuar a ser a voz crítica face à falta de visão e ambição do Governo, mas também a força que propõe soluções para melhorar as condições de vida dos jovens Açorianos.

"Somos a geração que acredita que os Açores podem ser um lugar onde a juventude prospera, e não apenas resiste. Somos a geração que vai lutar pelo ‘Futuro dos Açores’, concluiu.