A Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista dos Açores disse hoje, na Horta, que “com este Orçamento, os Açores continuarão a voar baixinho”, pela ausência de medidas eficazes para responder aos desafios estruturais da Região e às verdadeiras necessidades dos Açorianos.
“O Governo Regional dos Açores não quis dialogar com o PS e nem mesmo o facto do Presidente do Governo ter tido acesso às nossas propostas previamente fez com que houvesse vontade para tal”, disse Andreia Cardoso durante a declaração de voto ao Orçamento da Região para 2025.
A líder parlamentar da bancada socialista adiantou que o partido teve conhecimento no decorrer desta semana que, das propostas que o PS/Açores apresentou, “só duas mereciam consideração e voto favorável”.
"O voto do PS/Açores não deve surpreender ninguém. Desde o início, estivemos abertos ao diálogo e apresentámos 11 propostas concretas para viabilizar estes documentos, mas o Governo Regional optou por ignorar soluções essenciais para a população, como a exclusão de crianças com pais desempregados do acesso a creches, algo que consideramos inaceitável", afirmou Andreia Cardoso.
Entre as razões para o seu sentido de voto, a parlamentar sublinhou a rejeição das propostas dos socialistas para travar o crescimento da dívida pública, que já ultrapassou os três mil milhões de euros, o aumento das desigualdades sociais e a falta de investimento em educação e habitação.
“Este é o orçamento mais desequilibrado de sempre, comprometendo o futuro dos Açorianos. Continuar neste caminho coloca a nossa autonomia em causa”, concluiu a líder parlamentar.