“Desigualdade é barreira à inovação agrícola”, afirma André Franqueira Rodrigues

PS Açores - 4 de dezembro, 2024

Deputado socialista participou na “Sustainable Future Week 2024” evento promovido pelo POLITICO

Nos Açores, ao longo das últimas décadas, têm sido feitos grandes progressos em termos de gestão de efetivos pecuários, práticas de gestão do solo e de melhoramento genético dos efetivos, graças à introdução de processos inovadores”

André Franqueira Rodrigues iniciava assim a sua intervenção na Semana do Futuro Sustentável, onde participou no painel subordinado ao tema “Aumentar a inovação na agricultura: o que se segue para o bloco?”, em que também participaram Ricard Ramon, representante da Comissão Europeia, e Anke Kwast da empresa Yara Internacional.

Referindo-se aos desafios enfrentados pelo sector agrícola, o deputado socialista considerou que “a inovação não é um objetivo em si mesmo, é antes uma ferramenta importante para enfrentar as questões de soberania e segurança alimentar, de mitigação e adaptação às alterações climáticas, entre outros desafios importantes.”

“Temos ainda um problema de desigualdade de acesso à inovação” afirmou também o membro da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, salientando em particular o “envelhecimento demográfico do sector e a reduzida dimensão média das explorações agrícolas”. Concluindo, o deputado considera ser vital “melhorar as condições de acesso à inovação, para que esta chegue a mais agricultores, em domínios como a digitalização, gestão da água, entre outras”.

Questionado sobre a importância da gestão da água, André Franqueira Rodrigues mostrou-se desapontado “pela não concretização no mandato passado da prometida Estratégia Europeia para a resiliência hídrica”. Pressionado pelo eurodeputado socialista e democrata, o representante da Comissão Europeia afirmou estar confiante de que a Comissão apresentará uma proposta no médio prazo.

A importância da renovação geracional foi também um dos focos da intervenção do deputado açoriano, referindo-se à “conhecida maior propensão dos jovens para aproveitar as oportunidades trazidas pela inovação” reafirmando que “criar melhores condições para entrada de mais jovens no sector agrícola é também condição fundamental para a sua inovação”.

Questionado sobre um excesso de regulação na inovação, o deputado socialista afirmou que “o mais importante é termos um quadro de regulação capaz de assegurar justiça no acesso à inovação”. “Não é uma questão de ter mais regulação ou menos regulação, é de criar um sistema que realmente funcione para todos”, concluiu André Franqueira Rodrigues.

A Semana do Futuro Sustentável é um evento de dois dias organizado pelo jornal POLITICO nos dias 3 e 4 de dezembro, em Bruxelas, com o objetivo de debater políticas para a sustentabilidade em vários domínios, passando por clima, agroalimentar, mobilidade, energia e indústria.