A deputada do PS/Açores, Sandra Costa Dias, defendeu esta quarta-feira que “é urgente reforçar os apoios técnicos e garantir a valorização dos profissionais do setor social, que desempenham funções essenciais ao bem-estar das comunidades”.
No âmbito de uma visita à Casa do Povo dos Arrifes, os deputados tiveram oportunidade de conhecer de perto o trabalho exemplar desenvolvido nesta instituição e identificar as dificuldades que se estendem a muitas outras Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da Região.
A deputada que integrou a comitiva socialista sublinhou que “é urgente reforçar os apoios técnicos e garantir a valorização dos profissionais do setor social, que desempenham funções essenciais ao bem-estar das comunidades”.
Durante a visita, a direção da instituição alertou para várias necessidades prementes, nomeadamente a falta de formação adequada para cuidadores e dirigentes; a ausência de acompanhamento técnico especializado no acesso a diferentes formas de financiamento e na melhoria das respostas sociais e a necessidade de rever os critérios de atribuição de apoios eventuais, cuja rejeição tem comprometido o equilíbrio financeiro das instituições.
“As instituições estão a ser prejudicadas por indeferimentos em apoios destinados a reparar equipamentos imprescindíveis para o seu funcionamento. Estes apoios existem para responder a situações urgentes e inadiáveis, mas o seu atual enquadramento está a falhar”, afirmou Sandra Costa Dias.
A deputada destacou ainda a importância de reforçar a capacidade formativa e técnica das instituições, garantindo que o Estado assume um papel ativo na qualificação do setor e na dignificação das condições laborais.
Sandra Costa Dias alertou ainda para a necessidade de atualizar os valores padrão, tendo em conta o aumento generalizado dos preços, de forma a salvaguardar a qualidade das respostas prestadas aos utentes.
A socialista, destacou “o papel imprescindível das Casas do Povo no apoio à comunidade, na promoção do bem-estar dos utentes e na valorização dos seus trabalhadores”.
“É com grande apreço que reconhecemos o empenho da direção, dos técnicos e de toda a equipa desta instituição. Mas também saímos com a noção clara de que é urgente melhorar os apoios concedidos, não só no que toca ao financiamento, mas também no acesso a formação, equipamentos e candidaturas a programas que permitam inovar e prestar melhores cuidados à comunidade”, afirmou a parlamentar socialista.
O PS/Açores continuará a defender, no Parlamento Regional, medidas que promovam uma resposta social mais robusta, eficaz e sustentável, valorizando o papel insubstituível das IPSS em todas as ilhas da Região.
Ponta Delgada, 17 de abril de 2025