Terminou hoje mais uma visita estatutária do Governo Regional à ilha de S. Jorge, a última da actual Legislatura, e é com grande satisfação que o Partido Socialista vem dizer: missão cumprida.
Na verdade, podemos hoje afirmar que o compromisso com os jorgenses, assumido no manifesto eleitoral que apresentámos a todos em 2004, foi cumprido na íntegra, contrariando, assim, aqueles que, durante este tempo, tentaram denegrir a actividade do Governo Regional e do Partido Socialista.
A realidade é, neste caso, a melhor forma de responder a todos os que duvidavam da nossa capacidade: S. Jorge, com os governos do PS, não é mais uma ilha sem perspectivas de futuro:
- As Cooperativas, com o apoio do Governo, encetaram um processo de saneamento financeiro que contribui para dar uma vida nova ao sector;
- O leite passou a ser pago a tempo e horas, com reflexos muito positivos para o aumento do rendimento dos produtores e para a viabilidade das nossas explorações pecuárias;
- Está já a decorrer um amplo investimento nos Perímetros de Desenvolvimento Agrário da nossa ilha, o que irá contribuir para melhorar, mais, o rendimento dos nossos produtores;
- A juntar a todas as intervenções já realizadas em vários portos, a construção dos núcleos de recreio náutico das Velas e da Calheta, o lançamento da Gare de Passageiros do Porto da Calheta, o ordenamento do Portos das Velas, que ficará concluído com a construção do sector das Pescas, constituem investimentos que vão introduzir uma profunda revolução no relacionamento dos jorgenses com o Mar, criando as condições para o desenvolvimento de novas actividades económicas e para a cada vez maior sustentabilidade das já existentes;
- A melhoria dos acessos às vilas das Velas e da Calheta, já em desenvolvimento, vão proporcionar melhores condições de segurança a todos os jorgenses e facilitar o desenvolvimento da economia local.
- Em colaboração e ajuda às autarquias da ilha, o Governo Regional arrancou com os procedimentos para a execução da empreitada de construção do Centro de Processamento de Resíduos, Centro de
Valorização Orgânica por Compostagem e Aterro Sanitário da ilha de S. Jorge, com inegáveis benefícios para a qualidade do ambiente da nossa ilha, a que se junta ainda o amplo investimento que está a ser realizado na construção do Parque Temático da Caldeira.
- A construção do heliporto no concelho da Calheta é mais um dos compromissos assumidos e que já se encontra em andamento.
Estes constituem apenas alguns exemplos do muito que tem sido feito em S. Jorge pelos Governo Regionais do Partido Socialista em prol da população, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida, encontrar novas soluções e perspectivas para o nosso desenvolvimento.
É, por isso, que começámos já a trabalhar no desenvolvimento do aeroporto de S. Jorge. Depois da construção da nova aerogare e do lançamento da construção do parque de estacionamento o Governo Regional está já a trabalhar no projecto que contempla a ampliação da pista, a instalação de iluminação e de rádio ajudas, contribuindo decisivamente para a melhoria das acessibilidades à nossa ilha, e para que, tal como defendeu o Presidente do Governo Regional, deixemos de ter "uma estrada para estacionar aviões e sim um aeroporto com todas as condições".
A verdade, como se pode aferir, é que não só cumprimos o nosso manifesto eleitoral como estamos já a trabalhar para o futuro de S. Jorge, contribuindo para que o cenário desolador deixado pelo PSD quando saiu do Governo Regional seja hoje uma mera referência na memória dos açorianos.
A verdade é que, com os governos do Partido Socialista, acabaram os tempos de incerteza em relação ao futuro da nossa ilha.
Hoje, todos sabem que podem confiar no desenvolvimento da nossa terra, na melhoria dos rendimentos das nossas famílias, e no cumprimento integral dos compromissos que apresentamos ao eleitorado.
O Partido Socialista sabe que só com mais S. Jorge podemos cumprir o desígnio de ter Sempre Mais Açores.