O GPPS encerra agora uma visita de dois dias à Ilha de Santa Maria.
Para além da discussão, retrospectiva e prospectiva, das políticas de juventude nos Açores, do seu carácter transversal e multi-sectorial, que contou com a presença do Director Regional da Juventude, o Grupo Parlamentar visitou um largo conjunto de obras e instituições, contactando com os marienses e fazendo um balanço do grau de cumprimento do contrato eleitoral celebrado em 2004 com a população de S. Maria.
Assim, e após visitas aos Centro de Saúde, Escola Básica Integrada, Centro de Idosos da Santa Casa da Misericórdia, obras do Centro de Actividades Ocupacionais; à empresa "Ilhas de Valor", com sede nesta Ilha, ao porto e às obras de construção do núcleo de recreio náutico; encontros com os responsáveis da ANA, S.A., NAV, S.A., clube Asas do Atlântico, Associação Juvenil de S. Maria, associação e cooperativa de lavradores, associação de pescadores, delegação da Câmara de Comércio de Santa Maria, clube ANA e estação ESA de rastreio de satélites - estamos em condições de afirmar, comprovadamente, que o PS tem cumpridos, ou em fase muito adiantada de execução, os seus compromissos eleitorais para com a ilha de S. Maria e os marienses.
Efectivamente, os Governos do Partido Socialista já investiram, nestes onze anos, mais de 30 milhões de euros no Porto de Vila do Porto, quer na reabilitação do respectivo molhe, construção do cais de ferries, com terminal de passageiros, casas de aprestos, porto de recreio náutico, seguindo-se a construção do núcleo de pescas, que se encontra em fase de lançamento do respectivo concurso.
Também ainda este ano será lançado pela empresa "Ilhas de Valor" o concurso para a construção do campo de golfe de S. Maria, bem como a pousada de juventude, com a aquisição dos respectivos imóveis na zona histórica da Vila do Porto. Encontra-se em fase de acabamento o Centro de Apoio Ocupacional e as novas instalações da ecoteca.
Concluídas estão as obras do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia, a de abastecimento de água à lavoura, o plano de ordenamento da orla costeira, a segunda fase da Casa do Povo de Santa Bárbara, as infra-estruturas de apoio à estação fixa de rastreio de telemetria da ESA e a construção da segunda fase das infra-estruturas da cooperativa de habitação.
O GPPS teve também oportunidade de constatar a importância e peso que as infra-estruturas aeroportuárias ainda têm na economia e como pólo empregador da ilha, cujas vicissitudes continuaremos a acompanhar de perto.
Por outro lado, a obra de abastecimento de água à lavoura permitirá uma mais eficaz diversificação agrícola e melhoria do rendimento dos agricultores, devendo apostar-se na certificação IGP da carne e de produtos como o mel, bem como na floricultura.
Os deputados do PS-Açores reconhecem a pertinência de se reavaliar as quantidades óptimas dos caudais de areia das praias Formosa e de S. Lourenço, com vista a que as mesmas mantenham níveis de excelência, numa perspectiva de lazer dos marienses e potenciação turística da ilha.
O GPPS confia que as políticas de juventude encetadas por este Governo, ao nível do empreendorismo jovem, apoios à habitação e ao emprego, levem à fixação dos nossos jovens, sobretudo nas ilhas menos povoadas. Neste particular, o facto de os jovens marienses constituírem mais de um quarto da respectiva população é um factor de esperança e dinamismo e uma garantia de futuro.
De realçar, por último, o constante investimento na manutenção e reabilitação da rede viária regional nesta ilha.
Ouvir declaração