O Grupo Parlamentar do PS/Açores pretende ouvir o director e o órgão representativo dos trabalhadores da RTP/Açores sobre a actual situação do centro de serviço público de rádio e televisão e, para isso, apresentou hoje uma proposta de resolução na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
A iniciativa dos deputados socialistas encarrega, assim, a Comissão Especializada Permanente de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho de proceder à audição do director da RTP/Açores e dos representantes dos trabalhadores, como está previsto se realizar, anualmente, nos próprios Estatutos da Rádio e Televisão de Portugal, SA.
A bancada do PS/Açores solicitou, ainda, que fosse declarada a urgência da apreciação do projecto de resolução, com a respectiva dispensa de exame em Comissão, tendo em conta que o assunto em causa legitima uma aprovação rápida.
A comissão especializada deve, agora, elaborar um relatório das diligências efectuadas, o qual terá de ser submetido ao plenário da Assembleia Legislativa no prazo máximo de 45 dias.
Esta iniciativa demonstra a importância e a relevância que o Grupo Parlamentar do PS/Açores atribui ao serviço público de rádio e televisão nos Açores, o qual, no âmbito do seu financiamento, constitui uma competência da República.