Os deputados do PS/Açores eleitos pela ilha de São Miguel asseguraram, quinta-feira, que o Nordeste vai ser dotado de uma creche, a primeira do concelho que vai complementar a oferta local de equipamentos públicos e privados de apoio à infância.
A garantia foi deixada durante uma visita ao Jardim-de-Infância “Alegria”, da Casa de Trabalho do Nordeste, no âmbito da deslocação de um dia que os parlamentares socialistas efectuaram ao concelho, onde contactaram com diversas instituições sociais e serviços públicos.
Na sequência de rumores sobre o encerramento do Jardim-de-Infância local, o deputado Carlos Mendonça salientou que, “da parte do Governo Regional, nunca houve tal decisão”.
“O que os pais do concelho do Nordeste têm de ter a noção é que, graças ao Governo, o Nordeste será coberto por uma nova valência de enorme interesse que é uma creche que será apoiada pelo Instituto de Acção Social”, anunciou Carlos Mendonça.
Num dia dedicado exclusivamente ao concelho, os deputados eleitos por São Miguel visitaram, ainda, o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia local, uma estrutura que foi inaugurada em Setembro de 2000 pelo presidente do Governo Regional, Carlos César.
Os parlamentares socialistas tiveram, assim, oportunidade para conhecer todo o trabalho desenvolvido pela instituição com 94 anos e que é, actualmente, o maior empregador do concelho, com cerca de 80 trabalhadores distribuídos pelas várias valências.
Catarina Furtado, vice-presidente da bancada socialista na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, regozijou-se com os vários serviços prestados pela Misericórdia do Nordeste, caso do apoio domiciliário, que assenta no princípio de que o idoso, devidamente apoiado, está melhor na sua casa e perto da família.
“Saliento o excelente trabalho colectivo desenvolvido” na instituição, disse a deputada do PS/Açores, que deixou também o “ apreço e a disponibilidade do grupo parlamentar” no sentido de influenciar e alertar o Governo Regional para algumas preocupações da instituição.
A visita ao concelho levou, ainda, os deputados socialistas ao quartel dos Bombeiros locais, onde ficaram a conhecer melhor, através do presidente da associação e do comandante, o trabalho desenvolvido pelos homens e mulheres voluntárias.
No encontro, foi manifestada a intenção de se proceder à reabilitação e ampliação do actual quartel, assim como deixadas preocupações com o custo de combustíveis e desgaste das viaturas, principalmente no transporte de doentes, da corporação do concelho de São Miguel mais afastado de Ponta Delgada.
O Serviço Florestal do Nordeste foi a paragem seguinte dos deputados do PS/Açores, onde tiveram oportunidade de conhecer todo o trabalho de produção de plantas nos viveiros, que visa responder a diversas solicitações de particulares e entidades públicas.
Anualmente, são produzidas cerca de dois milhões de criptomérias e 200 mil plantas de outras resinosas e folhosas. Nos últimos anos, os serviços têm aperfeiçoado a produção das espécies endémicas, numa constante preocupação com o património genético da região.
A visita ao Nordeste terminou com os deputados eleitos por São Miguel disponíveis para ouvir a população na Junta de Freguesia da Achadinha, uma iniciativa que pretendem repetir em outras freguesias, no âmbito do objectivo de estar próximos das populações.
Para a deputada Catarina Furtado, a intenção da bancada do PS/Açores é, dentro do possível, “ajudar o Poder Local a fazer mais e melhor” num trabalho meritório e de grande proximidade com as pessoas.
Além da vice-presidente do Grupo Parlamentar, participaram na visita os deputados Ricardo Cabral, Carlos Mendonça, José de Sousa Rego, Piedade Lalanda, Alexandre Pascoal, Graça Teixeira e Isabel Rodrigues.
Deputados do PS/Açores visitam Nordeste que vai ter nova creche