Renata Correia Botelho apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
AOS ALUNOS DA EBS DO NORDESTE, PELA VITÓRIA NO PASSATEMPO NACIONAL BIBLIOTECA FNAC KIDS
Foi com enorme alegria que tomámos conhecimento, no início do mês transato, da vitória obtida por alunos da EBS do Nordeste, nomeadamente pelos alunos da turma D do 6º ano, no concurso de âmbito nacional «Biblioteca Fnac Kids».
Com o propósito de assinalar o Dia Mundial do Livro Infantil, que se comemora a 2 de Abril (e que correspondeu à data limite de participação no concurso a que aqui se alude), o passatempo visava, essencialmente, estimular a criatividade e a imaginação, despertar o interesse para a literatura e criar/consolidar hábitos de escrita e leitura, tendo assim a FNAC PORTUGAL lançado um interessante desafio às turmas do 2.º e 3.º ciclo de qualquer escola pública ou privada, para que elaborassem um conto infantil ilustrado. O júri baseou a sua escolha na criatividade, originalidade e domínio da língua portuguesa patentes no trabalho vencedor, da autoria da EBS do Nordeste. Isabel Minhós Martins, elemento do júri enquanto escritora e fundadora da editora Planeta Tangerina, afirmou que “a escrita tem ritmo, é bem-humorada, o tom muda de forma coerente de acordo com o tempo histórico e as personagens”.
Orientados pela professora Fátima Margarida Ferreira, os alunos do 6º D da EBS do Nordeste levaram a concurso, arrecadando a vitória que agora exaltamos, um trabalho intitulado Um pirata, uma ilha e um destino, que dedicam “a todos os nordestenses: aos que ficam e aos que vão, desde o século XV”. Num tom de estimulante aventura, que entrecruza o presente e o tempo dos Descobrimentos, para além de narrarem e ilustrarem uma comovente história de amor, prestam uma bonita homenagem ao Nordeste, nesta época comemorativa dos 500 anos de elevação a concelho. Ao aproximarmo-nos do final do conto podemos ler, como se de uma exortação se tratasse, que “somos parte da natureza e não donos dela. Os animais e as plantas precisam de ser respeitados e cuidados”, o que ilustra bem o respeito integral que tem caracterizado, ao longo dos séculos, o valente e sábio povo do Nordeste, agora evocado pelos seus jovens vencedores.
Isabel Minhós Martins salientou igualmente a feliz “ligação entre a história e os vários elementos naturais, históricos e culturais da ilha de São Miguel, criando ainda um desfecho engraçado onde a ficção se mistura com a realidade: no final, as personagens que vivem a aventura decidem escrevê-la para participar no concurso da FNAC Kids". Destacou ainda o facto de ter sido “acrescentada uma página informativa com curiosidades que complementam a história e explicam também que elementos [os alunos] foram buscar à realidade e ao contexto da ilha onde moram”.
Podemos, portanto, dizer com honra e alegria que os alunos do 6º D da EBS do Nordeste, para além de triunfarem num concurso literário de índole nacional, levaram longe o nome dos Açores em geral, e do Nordeste em particular, vertendo para o trabalho vencedor elementos muito próprios da sua terra, que dela fazem, de facto, um sítio único e especial.
Assim, nos termos regimentais e estatutários aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprove um Voto de Congratulação pela vitória dos alunos do 6º D da EBS do Nordeste no Passatempo Biblioteca Fnac Kids. Propõe igualmente que deste voto seja dado conhecimento à Professora Fátima Margarida Ferreira, à Escola EBS do Nordeste e à Câmara Municipal do Nordeste.
Horta, Sala das Sessões, 10 de julho de 2014