Os Vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal da Ribeira Grande propuseram hoje, em reunião de Câmara, a implementação do Orçamento Participativo no município.
A proposta apresentada prevê que sejam os Cidadãos a decidir o que fazer com uma percentagem da verba consignada no Orçamento da Despesa de Capital da Câmara.
“A proposta incide sobre 2% desta rubrica (cerca de 180.000,00€) e considera que os projetos a serem apresentados e votados pelos cidadãos não deverão exceder os 60.000,00€ cada. Estes projetos não poderão estar já previstos nos Orçamentos e Grandes Opções da Câmara Municipal ou das Juntas de Freguesia do Concelho, mas terão que ser, depois de decididos pela população, integrados no orçamento camarário”, acrescentam os vereadores socialistas da Ribeira Grande.
Os Vereadores do PS referiram que acreditam que assim podem dar um passo para outra forma de governação no Concelho, reforçando a proximidade às Pessoas, a transparência da gestão, a responsabilização dos eleitos e a contínua eliminação de barreiras entre os que governam e os que elegem.
Para o PS, chamar cada pessoa a decidir projetos da sua terra é contribuir para a educação cívica da Sociedade Ribeiragrandense e desenvolver atitudes de integração do Bem Comum.