O Grupo Parlamentar do PS/Açores visitou, hoje, as zonas afetadas por contaminação na Base das Lajes, a zona da Porta de Armas e o South Thank Farm, onde se inteiraram, in loco, do ponto de situação dos trabalhos de descontaminação que estão a decorrer.
Antes disso, reuniram com a ERSARA – Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos dos Açores, que acompanha o processo na comissão técnica.
À saída da visita, o Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores realçou os trabalhos e a monitorização que têm sido feitos mas defendeu a possibilidade de serem aumentados o esforço e a intensidade de descontaminação. Segundo Berto Messias “parece-nos evidente que, apesar das evoluções e dos trabalhos que têm sido desenvolvidos, é possível aumentar o esforço e a intensidade deste processo de descontaminação na redução da matéria contaminadora mas também amenizando os riscos de contaminação dos aquíferos que fornecem água ao Concelho da Praia da Vitória”.
Segundo o parlamentar socialista, natural da Praia da Vitória, “todas as informações indicam que a água de consumo humano no Concelho está boa e que não há motivos para alarme, no entanto trata-se de uma questão de grande importância que exige a nossa atenção permanente e que não pode ser descurada. Por isso, visitámos agora estas zonas e solicitaremos, também, uma reunião à Praia Ambiente para nos inteirarmos das análises à qualidade da água que têm sido feitas por aquela entidade”.
Messias realçou ainda a adjudicação do projeto de limpeza dos pipelines. Segundo o líder parlamentar, “num processo deste tipo, temos de conseguir impedir o alastramento da contaminação das zonas afetadas, no caso Posto 1 e Thank Farm, mas não nos podemos distrair e descurar o controlo de possíveis novos focos de contaminação. Por isso, é com agrado que sabemos da adjudicação do projeto que prevê a limpeza e remoção do pipeline que liga a zona do Cabrito à Base. É certo que atualmente não há indicações de qualquer contaminação provocada por estes pipelines, mas todo o cuidado é pouco no desmantelamento de potenciais novos focos”.
Declarações de Berto Messias