Os representantes do Partido Socialista na Ribeira Grande enviaram ontem (23 de outubro) para o Executivo Camarário propostas de investimento para o Plano e Orçamento 2015.
Para os Socialistas, as propostas elencadas «procuram a definição concreta de projetos e medidas que desenhem, desde já, o futuro da Ribeira Grande». Segundo os autores do documento, «é desde o início que se define com clareza aonde queremos chegar, de que forma o queremos fazer e como melhoramos as condições de vida de cada Cidadão».
Assim, o conjunto de ações de investimento assenta em três pontos: a estruturação geoestratégica do Concelho, a coesão municipal e a promoção da Ribeira Grande. Estes três vetores procurarão, de acordo com o PS da Ribeira Grande, «continuar a transformar positivamente a Ribeira Grande enquanto pólo de interesse, de atratividade e de modernidade.»
Das propostas, destaca-se a requalificação faseada da frente marítima da Ribeira Grande (Passeio Atlântico); a construção do Caminho da Tondela; a remodelação e requalificação da Praça do Coreto, na Vila de Rabo de Peixe; uma ligação entre a Rua das 16 Pedras e a Rua dos Condes, como medida de melhoria de tráfego e de segurança municipal; o reforço das condições dos espaços educativos; a construção de parques de estacionamento em freguesias como a Maia, o Porto Formoso, a Ribeirinha, a Conceição, Rabo de Peixe e o Pico da Pedra; e a valorização dos espaços verdes e das zonas balneares de todo o Concelho.
Para o Partido Socialista da Ribeira Grande, é ainda fundamental «reforçar as políticas sociais municipais, através do apoio direto a cidadãos Deficientes e/ou às suas famílias no que toca à adaptação de moradias e ao acesso a serviços públicos municipais.»
Os Socialistas querem, ainda, que seja já prevista no Plano e Orçamento para 2015 «uma verba que permita por em prática o Orçamento Participativo na Ribeira Grande, fazendo com que os Cidadãos decidam ações para benefício do seu Concelho».
Para além disto, o Executivo Camarário deverá beneficiar espaços desportivos públicos, fora do centro da cidade, particularmente no Porto Formoso, «freguesia ainda sem espaço condigno para a prática desportiva».
Finalmente, os Socialistas sugerem a realização de uma Feira de Atividades Económicas do Concelho e da sua Diáspora e insistem na reposição dos anteriores valores protocolados com as Juntas de Freguesia, como valorização do seu papel junto da população.
Para os representantes Socialistas, «estas propostas são uma prova da nossa vontade de continuar a trabalhar para a nossa Ribeira Grande e um contributo sincero para a melhoria da nossa terra.»