O Partido Socialista/Pico faz um balanço muito positivo da visita estatutária do Governo dos Açores à Ilha do Pico, que decorreu nos últimos dias.
No caminho do desenvolvimento sustentado que tem conferido a todas as ilhas da nossa Região, o Governo Regional dos Açores inaugurou duas estruturas essenciais ao desenvolvimento da ilha do Pico: o novo Terminal Marítimo de Passageiros do Porto da Madalena, que vem garantir mais e melhores condições de segurança e conforto na mobilidade dos picarotos e visitantes; e o Centro de Processamento de Resíduos da Ilha do Pico, uma infraestrutura essencial para a melhoria da qualidade ambiental e de vida da nossa população.
A par das referidas inaugurações, regista-se, entre outras obras em curso, o bom andamento da empreitada de construção da nova Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, um avultado investimento, essencial para o bom desempenho da comunidade escolar daquele concelho.
Mantendo a aposta no desenvolvimento e na coesão como objetivo de garantir um futuro melhor em cada ilha, o Conselho de Governo, reunido na ilha do Pico, deliberou - entre muitas e importantes ações- apoiar 10 novos investimentos nas áreas do turismo e indústria de panificação, projetos que permitirão a criação de mais uma dezena de postos de trabalho.
Num exemplo de solidariedade, ao contrário do que o PSD e CDS-PP na República praticam, o Governo dos Açores autorizou a celebração de um contrato ARAAL com o Município de São Roque com vista a indemnizar as famílias desalojadas em resultado da derrocada provocada pelas intempéries que atingiram São Miguel Arcanjo.
Na Saúde, dando cumprimento aos compromissos assumidos nesta matéria e que são essenciais à melhoria da prestação de cuidados de saúde na ilha do Pico, o Governo apoiará a criação de uma secção destacada dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico na freguesia da Piedade, atribuindo uma ambulância de socorro, bem como autorizou a celebração de protocolo entre a Unidade de Saúde da Ilha do Pico e o Hospital da Horta para garantir a permanência 24 horas por dia de um médico internista no Centro de Saúde da Madalena, assegurando uma capacidade de resposta em situações de urgência aguda e dar apoio aos internamentos, permitindo desta forma evitar a maioria das deslocações de doentes que atualmente acorrem. Ainda na Saúde, registamos a contratualização de 15 camas de cuidados continuados com a Unidade de Saúde da Ilha do Pico, a instalar no Centro de Saúde da Madalena.
Entre outras medidas, o PS/Pico destaca, ainda, o anúncio do lançamento do concurso para a empreitada da estrada Longitudinal, num investimento de cerca de 1,3 milhões de euros; a referência à empreitada de melhoramento da proteção do Porto de Pescas da Manhenha; a construção de dois reservatórios de água, em colaboração com a Câmara de São Roque, para abastecimento à lavoura nas freguesias da Prainha e Santo Amaro.
O PS/Pico salienta que esta é a missão do Governo dos Açores: trabalhar e fazer o que está ao seu alcance para melhorar as condições de vida dos açorianos e dos picarotos, em particular. Um trabalho que, aliás, contrasta com o comportamento do líder do maior partido da oposição que limita-se, num estilo já gasto e apagado, a criticar tudo o que o Governo dos Açores faz.
O Partido Socialista, ao lado dos açorianos, continuará a governar em nome dos Açorianos, pelos Açores, pelo Pico, pelo nosso futuro.