O Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores defendeu no Parlamento dos Açores que “independentemente de todas as questões associadas ao processo de descontaminação nas zonas afetadas na Base das Lajes, a nossa grande prioridade deve ser sempre a de garantir total segurança no consumo humano de água no Concelho da Praia da Vitória”.
“Todas as informações que temos indicam que a água para consumo humano da Praia da Vitória está em boas condições. As análises da Praia Ambiente, as análises da ERSARA e as análises do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, bem como o último relatório de monitorização sobre esta matéria são muito claros sobre isso”, constatou Berto Messias, falando numa interpelação sobre o Processo de acompanhamento da descontaminação nas zonas afetadas na Base das Lajes na Praia da Vitória.
O Líder Parlamentar Socialista referiu ainda a este propósito que “note-se que a Praia Ambiente faz análises mais pormenorizadas da água, acima do que é obrigatório, para aferir com fiabilidade a qualidade dessa água, e tendo em conta os dados recentes do relatório anual do controlo da qualidade da água para consumo humano verificamos que a água da Ilha Terceira é das melhores e mais seguras dos Açores”.
“No entanto, isso não nos deve tranquilizar. Tendo em conta que existem zonas afetadas, apesar de não constituírem risco imediato para a água de consumo humano, devem ser controladas e monitorizadas para que esse risco não aumente, da mesma forma que, além da zona da Porta de Armas e do South Thank Farm, as zonas de potencial risco como o pipeline que liga o Cabrito e a zona da Cova das Cinzas à Base das Lajes, devem ser limpas”, defendeu Berto Messias.
O Líder Parlamentar referiu ainda que “vamos continuar a acompanhar de perto esta questão, sempre com duas preocupações centrais, garantir a segurança dos consumidores da água daquele Concelho e garantindo a total transparência sobre os dados analíticos e resultados de monitorização dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos, exigindo sempre que se justificar mais empenho e mais esforço das entidades que estão a tratar da descontaminação”.
“É fundamental que todos os envolvidos neste processo e que todos os agentes políticos percebam a enorme responsabilidade que se exige em lidar com esta matéria, uma matéria que não se coaduna com populismos ou alarmismos que põem em causa a saúde pública dos praienses”, defendeu Berto Messias.
Berto Messias relembrou ainda todo o processo desde as primeiras noticias em 2008, realçando o trabalho do Governo e do PS para garantir uma análise rápida e fidedigna ao estado das zonas circundantes à Base, através da encomenda do estudo do LNEC, bem como garantir total transparência através das audições públicas que existiram, à disponibilização de todos os dados necessários e à disponibilidade de todos os membros do Governo envolvidos para prestarem todos os esclarecimentos necessários ao público em geral e aos deputados em particular.
1ª Intervenção de Berto Messias
2ª Intervenção de Berto Messias