O Grupo Parlamentar do Partido Socialista Açores recebeu a Federação das Pescas dos Açores, no âmbito das reuniões que está a promover com os parceiros sociais sobre o Plano de Investimentos para 2015. À saída da reunião, o Deputado José Ávila, porta-voz dos socialistas para a área das Pescas referiu que “registámos com grande interesse as preocupações apresentadas pela Federação das Pescas. Para nós é inquestionável que o sector das Pescas e os assuntos do Mar continuarão a ser um pilar muito importante da nossa atividade económica e isso está evidente quer no Plano de Investimentos para 2015”.
O Deputado Socialista explicou ainda que “temos visto algumas notícias que referem a redução das verbas do Plano nestas áreas mas é fundamental esclarecer que o apoio e investimento à atividade piscatória continua a ter a mesma importância, no entanto o encerramento de duas grandes obras como os portos de Rabo de Peixe e da Povoação fazem com que se verifique essa redução. Se esses investimentos estão terminados, obviamente que deixam de estar referidos no Plano”.
“O Plano para 2015 prevê um reforço na construção e requalificação de entrepostos frigoríficos e lotas e a aquisição de centrais de gelo para diversos portos. Depois de terminado este ciclo de grande investimento em obras marítimas de apoio a esta fileira – que representa 20% das exportações, emprega cerca de 5% da população e representa 3,6% do PIB – o Plano orienta as políticas das pescas para a valorização do pescado, ou seja, o caminho tem de ser não pescar mais, mas sim vender melhor e é essa a nossa prioridade, partilhada com a Federação das Pescas”, defendeu José Ávila.