No âmbito das reuniões e encontros que o Grupo Parlamentar socialista está a desenvolver com todos os parceiros sociais para debater o Plano de Investimentos para 2015, os deputados socialistas reuniram com a Federação Agrícola dos Açores para debater as opções politicas materializadas nesse Plano.
À saída da reunião o porta-voz dos socialistas para esta área, Duarte Moreira, realçou a “grande importância que este sector continua e continuará a ter para as dinâmicas económicas da nossa Região”.
“Realçamos o facto de apesar de já este ano termos alocado um volume financeiro muito significativo a esta área, temos a capacidade de aumentar o investimento na agricultura no ano de 2015. Isso é um facto que saudamos e que os parceiros sociais do sector reconhecem como positivo”, defendeu Duarte Moreira.
“O Plano de Investimentos para a Região dos Açores em 2015 prevê um reforço substancial no setor agrícola; o investimento contínuo na agricultura, tal como tem acontecido ao longo dos anos, continuará a dar condições aos produtores para conseguirmos ser cada vez mais competitivos neste mercado globalizado”, defendeu Duarte Moreira.
Duarte Moreira destacou “o reforço para o setor agrícola que o Plano para 2015 prevê”, desde logo, nas áreas do “ordenamento agrário, do investimento nas infraestruturas, nos caminhos agrícolas e rurais, no abastecimento de água e eletrificação às explorações”.
Na opinião do deputado socialista, trata-se de um “reforço muito significativo de verbas”, o que demonstra claramente a intenção de “melhorar continuamente as condições de vida e de trabalho dos agricultores, contribuindo para diminuir os custos de produção e conseguirmos ter um setor cada vez mais competitivo”.
Para Duarte Moreira, a “melhoria das condições de trabalho nas explorações tem, como consequência, uma melhoria na qualidade do nosso produto âncora que é o leite e isso tem depois reflexos em toda a cadeia de valor”.
Duarte Moreira defendeu que os Açores “têm que se afirmar cada vez mais pela qualidade, pela diferenciação e pelas mais-valias dos seus produtos agrícolas”, destacando o “caso concreto dos seus produtos lácteos, porque é essa a única forma de nós estarmos neste mercado global”.
Por outro lado, os “deputados socialistas continuarão a estar muito atentos a todas as questões que envolvem o setor, que tem desafios muito importantes para o futuro, desde logo o regime de quotas leiteiras”, assegurou Duarte Moreira.