“O Governo dos Açores tem apostado em dotar as instituições de saúde de recursos humanos qualificados e beneficiar continuamente as infraestruturas públicas de saúde”, considerou Ricardo Cabral.
O deputado socialista falava esta quarta-feira, na Assembleia Legislativa Regional dos Açores.
Ricardo Cabral realçou a “opção política do Governo dos Açores em investir em 2015 cerca de 14 milhões de euros na área da Saúde”.
Em termos de infraestruturas, Ricardo Cabral destacou o “novo Centro de Saúde de Ponta Delgada, o Centro de Saúde da Madalena, o Centro de Saúde da Graciosa, o Hospital da Terceira, o Bloco C do Hospital da Horta”, bem como todas as “beneficiações e as ampliações das muitas Unidades as Saúde da Região”.
O deputado socialista frisou que a “reestruturação da Saúde era inevitável e muito necessária para melhorar os cuidados de saúde à população”.
Não negando que as “listas de espera cirúrgicas são um problema”, Ricardo Cabral frisou que “o número de cirurgias nos últimos anos tem aumentado consideravelmente” e que o Governo dos Açores tomou a “decisão correta ao criar o sistema de incentivos para a fixação de médicos e o regime alargado de horas extraordinárias pagas aos Médicos”.
O deputado socialista considerou que “é necessário continuar a administrar com parcimónia os dinheiros públicos e aumentar o rigor na gestão”, de forma a “evitar desperdícios e aproveitar a enorme capacidade instalada nas instituições públicas de saúde nos Açores”.
“Proporcionar cuidados de saúde com igual qualidade a todos, especialmente, aos mais carenciados, às pessoas com dificuldades, aos doentes sem capacidade económica para recorrer à saúde privada tem sido uma missão assumida pelo Governo Regional, que tem procurado sistematicamente otimizar a prestação dos cuidados de saúde aos Açorianos” concluiu Ricardo Cabral.