“Os produtores leiteiros dos Açores devem ser compensados pelos impactos negativos do fim do regime de quotas leiteiras, através do reforço do envelope financeiro do POSEI e da criação de mecanismos de regulação do mercado”, defendeu Duarte Moreira, no Parlamento Europeu.
O deputado socialista, coordenador do Grupo Parlamentar do PS/Açores para o setor leiteiro, participou esta terça-feira na audição da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu sobre as “Medidas do Pacote do Leite e Perspetivas para o Futuro do Setor Leiteiro", bem como numa série de encontros e reuniões acerca do fim do regime de quotas leiteiras, a convite do eurodeputado socialista, Ricardo Serrão Santos.
Para Duarte Moreira, “os produtores Açorianos devem ser alvo de uma atenção especial, à luz do Tratado das Regiões Ultraperiféricas, com economias particularmente débeis no contexto internacional”.
O deputado socialista esteve também presente na reunião da Delegação Parlamentar do PS, que juntou os eurodeputados Carlos Zorrinho, Maria João Rodrigues, Ana Gomes, Pedro Silva Pereira e Ricardo Serrão Santos.
Em Bruxelas, o socialista Açoriano marcou presença em encontros que reuniram o European Milk Board (Painel Europeu do Leite) e a European Dairy Association (Associação Europeia de Lacticínios).
Esta quarta-feira, Duarte Moreira participou numa reunião com os representantes do Governo da República que acompanham a agricultura junto do Conselho de Ministros em Bruxelas com a REPER (Representação Permanente de Portugal em Bruxelas), onde recordou que o “sistema de quotas leiteiras foi vital para o desenvolvimento da produção leiteira dos Açores, permitindo a manutenção de rendimento dos seus produtores, mas melhorando também a eficiência produtiva e da qualidade das explorações, a diversificação da oferta e da notoriedade dos produtos Açorianos alicerçados na Marca Açores”.
Em Bruxelas esteve ainda presente o Presidente da Comissão de Economia da Assembleia Legislativa dos Açores, Francisco César e vários representantes do setor leiteiro Açoriano, como as associações agrícolas de São Miguel e da Terceira, a Bel, a Pronicol, a Lactaçores e a Insulac.