O PS/Açores congratula-se pela consolidação da tendência de descida do desemprego nos Açores, conforme vêm confirmar os dados publicados esta quarta-feira pelo Serviço Regional de Estatística.
Não pode o Partido Socialista deixar de assinalar que esta descida do desemprego nos Açores decorre em contraciclo com o que se verifica no panorama nacional, onde assistimos a uma subida da taxa de desemprego no último trimestre de 2014, um crescimento do desemprego na ordem dos 1,4% nos últimos três meses, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística.
Nos Açores, felizmente, verificamos justamente o contrário. Com efeito, na Região, a taxa de desemprego do 4º trimestre de 2014 fixou-se nos 15,5%, uma taxa que nos últimos três meses de 2013 era de 16,3%.
Para o PS/Açores é de destacar que, comparando os últimos trimestres de 2013 e 2014, tenhamos assistido a um crescimento da população empregada em 3,8% (mais 3.754 empregos), uma diminuição de 9% no nº de desempregados (menos 1.875 desempregados) e um decréscimo da taxa de desemprego, na ordem dos 1,8 p. p.
Em termos de emprego, o PS/Açores realça ainda que o último trimestre de 2014 registou o maior ritmo de crescimento do emprego desde o 4ºtrimestre de 2008 (3,8%).
Importa relevar que desde há 6 anos que não assistíamos a um crescimento do emprego tão vincado na nossa Região.
Por outro lado, os dados do último trimestre de 2014 revelam ainda que a população empregada estimada (103.518 Açorianos) representa o maior valor dos últimos três anos, desde o 3º trimestre de 2011.
O Partido Socialista dos Açores destaca como dado muito positivo que o número de desempregados tenha diminuído no 4º trimestre de 2014, à razão de -0,3% em relação ao 3º trimestre de 2014 e -9,0% em relação ao 4º trimestre de 2013. É também de assinalar que, em simultâneo, verificou-se um aumento da população ativa (0,9% trimestral e 1,6% homóloga).
O PS congratula-se que nos últimos três trimestres tenham sido criados 4.525 empregos líquidos na Região, um valor que demonstra claramente os frutos das políticas integradas de emprego que o Partido Socialista tem promovido, no exercício da governação da Região Autónoma dos Açores.
Embora este seja um combate contínuo, cuja responsabilidade o PS/Açores assume em pleno, estamos perante dados que nos permitem encarar o futuro com mais otimismo do que no passado mais recente. Fica demonstrado, em concreto, que as medidas implementadas estão a contribuir para ultrapassar os desafios de uma conjuntura nacional e internacional extremamente adversa.