“Quando estávamos à espera de uma proposta concreta do PSD/Açores para descer já os impostos na Região, o que verificamos é que o PSD veio recomendar ao Governo dos Açores que desça os impostos da maneira como achar melhor. Quando era necessário concretizar, adiou. Quando era necessário especificar, recomendou”, denunciou Francisco César.
O deputado socialista falava esta quinta-feira, à margem dos trabalhos do plenário regional, que decorre na cidade da Horta.
Francisco César considerou que o “PSD brincou com os Açorianos e com os outros partidos”, uma vez que depois de anunciar que iria apresentar uma proposta para “baixar já os impostos na Região”, opta por fazer uma “recomendação ao Governo dos Açores, sem explicar como atingir o objetivo e sem qualquer consequência imediata”.
O deputado socialista lembrou que “o Partido Socialista e o Governo dos Açores abriram o diálogo aos parceiros sociais e aos partidos políticos com assento na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, no sentido de estudar e trabalhar numa solução que permita reduzir a carga fiscal aos Açorianos, mas também para perceber a que custo é que isso deve ser feito”.
“Quando exigimos e queremos muito uma coisa, convém saber como é que a podemos concretizar”, reforçou o parlamentar.
Francisco César lamentou que o PSD tenha “prescindido do diálogo com o Governo dos Açores e prefira trilhar este caminho individualmente”, considerando que “isto não é a melhor forma de fazer política; não é admissível estar num partido a fazer intensa campanha eleitoral e depois, no parlamento, fazer exatamente o contrário”.
“O Partido Socialista e o Governo dos Açores assumiram encontrar uma solução para reduzir os impostos nos Açores, que deverá ser apresentada durante o mês de fevereiro. Estamos a fazer isto ouvindo os parceiros sociais e os restantes partidos da oposição e isso está a ser feito de uma forma séria e responsável”, frisou Francisco César.
Declarações de Francisco César