Os deputados à Assembleia da República eleitos pelo PS/Açores questionaram, esta quarta-feira, o Ministério da Defesa Nacional relativamente ao Dispositivo de Busca e Salvamento e Evacuação Aérea estacionado na Base Aérea nº 4, a propósito de notícias recentes que dão conta de que existem helicópteros inoperacionais por atraso na manutenção dos motores.
Nas perguntas enviadas ao Ministério da Defesa Nacional, Carlos Enes e Jorge Pereira sublinham que não estão em causa “os valorosos serviços que a Força Aérea Portuguesa tem prestado à Região, neste e noutros campos, mas sim a inoperância do Ministério da Defesa responsável pelo setor em resolver uma situação que atinge diretamente as populações residentes nos Açores”.
Os deputados eleitos pelos Açores manifestam a sua preocupação e reiteram que “a cabal dotação dos meios humanos e técnicos do dispositivo de Busca e Salvamento e Evacuação Aérea estacionado na Base Aérea nº4, é fundamental para garantir que a população da Região Autónoma dos Açores não fique desprovida de qualquer capacidade operacional em termos de evacuação sanitária aérea.
Carlos Enes e Jorge Pereira recordam, ainda, que “após a morte de um cidadão em S. Jorge, em Junho de 2014, o Governo da República, através da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, comprometeu-se a resolver, no início de 2015, o problema da insuficiência do número de tripulantes das aeronaves estacionadas nos Açores”.
Os deputados socialistas pretendem, assim, que o Ministério da Defesa Nacional responda ao seguinte:
Quantos helicópteros estão, neste momento, em permanência e completamente operacionais na Base Aérea nº 4 – Base das Lajes?
É verdade que, conforme foi noticiado, oito helicópteros Merlin EH.101 estão – ou estiveram inoperacionais - devido a atrasos na manutenção?
A Força Aérea já dotou o dispositivo de Busca e Salvamento e Evacuação Médica estacionado na Base Aérea nº4 dos pilotos em falta conforme garantiu que seria feito a senhora Secretária de Estado?