“A escola é uma instituição com papel essencial na sociedade e que os seus compromissos vão bem além do ensino de conteúdos sejam de matemática, de português”, defendeu Nuno Meneses.
O deputado socialista falava no Plenário dos Jovens, que decorreu nos passados dias 23 e 24 de fevereiro, na cidade da Horta.
“Este ano verificámos um aumento de participação nesta iniciativa, na qual estiveram presentes 79 alunos, em representação de 38 escolas da Região” o que, para Nuno Meneses, são números “reveladores do empenho de muitos professores e muitos alunos durante vários meses, na preparação dos trabalhos”.
O parlamentar socialista considera que o tema escolhido para o Plenário dos Jovens de 2015- “Ensino Público e Privado, que desafios?” – é de “enorme relevância”, despertando nos alunos “um conjunto de reflexões que certamente contribuirão para acrescentar um pouco mais às suas participações cívicas futuras”.
Nuno Meneses clarificou perante os jovens presentes que “o Partido Socialista defende a Escola Pública de qualidade acessível a todos, independentemente da sua condição socioeconómica, tendencialmente gratuita e inclusiva”, o que não é sinónimo de “ser fundamentalista ao ponto de eliminar o ensino privado”.
O socialista lembrou que, nos Açores, “existem estabelecimentos de ensino privados que têm conseguido atuar de forma exemplar, fazendo o aproveitamento de fundos comunitários, apoiando os nossos alunos ao longo da sua formação, constituindo isso um ganho para a Região”.
Nuno Meneses fez um balanço “muito positivo”, considerando que o trabalho desenvolvido pelos alunos na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores foi “profícuo e contribuiu de uma forma efetiva para um maior esclarecimento, contribuindo de forma muito positiva para o futuro da educação nos Açores”.