“Os mais recentes dados do turismo nos Açores apontam uma boa tendência de crescimento sustentado do sector e estou convicto, que as novas Obrigações de Serviço Público de transporte aéreo poderão também dar um contributo acrescentado nesta e noutras áreas, como por exemplo no sector da construção civil, no sector dos serviços, na restauração ou no comércio tradicional”, realçou Francisco César.
O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS falava esta sexta-feira, durante uma visita que os deputados socialistas fizeram às obras do novo hotel Hintze Ribeiro, que está em construção e cuja inauguração se prevê para breve.
“Há que realçar que 2014 registou o quinto melhor resultado de sempre em termos de dormidas desde que há registos nos Açores. No ano passado, as unidades hoteleiras da Região - onde se incluem hotéis, hotéis-apartamentos, apartamentos turísticos, pousadas e pensões – registaram mais de 1 milhão de dormidas, o que representa um crescimento de 0,9% face a 2013. Para termos uma noção, destas dormidas, mais de 398 mil são de turistas originários no continente e mais de 666 mil dormidas correspondem a turistas estrangeiros. É também interessante observar que registámos um crescimento de turistas do mercado interno de cerca de 6%”, realçou Francisco César.
Para o deputado socialista, as “pequenas unidades hoteleiras, os hotéis de charme e de proximidade, como o que visitámos hoje, para além de serem uma boa forma de reabilitar e de reavivar os centros históricos, representam uma boa aposta para qualificar o destino Açores”.
“Há que realçar a capacidade visionária dos empresários Açorianos que, apercebendo-se do momento de viragem positiva que estamos a atravessar, souberam investir no momento certo. Por outro lado, devemos também destacar a importância das medidas de apoio às empresas, que o Governo dos Açores tem implementado”, finalizou Francisco César.