“Gerar uma experiência turística de qualidade nos Açores, que gere os proveitos desejáveis, que faça crescer os números do turismo em todas as nossas ilhas não é um desafio que se esgota na atividade dos empresários dos setores hoteleiro, da restauração ou das empresas de animação turística; o sucesso do turismo nos Açores depende também da nossa cultura de bem receber e da nossa hospitalidade. Se todo este conjunto for bem conseguido, estaremos no bom caminho para criar riqueza e emprego na Região. Este é o tempo de um novo ciclo de mobilidade de e para os Açores para o bem de todos os Jorgenses e de todos os Açorianos”, realçou André Rodrigues.
O deputado socialista falava esta segunda-feira, na Sociedade Filarmónica Recreio Terreirense, em S. Jorge, numa sessão de esclarecimento público sobre as novas Obrigações de Serviço Público (OSP’s) no transporte aéreo, entre os Açores e o continente.
André Rodrigues destacou que este modelo, que entrou em vigor no passado domingo, trará uma “revolução nas nossas acessibilidades, não apenas para a ilha de S. Miguel, mas para todas as ilhas dos Açores, do Corvo a Santa Maria, passando naturalmente por S. Jorge”.
O deputado socialista explicou que as novas OSP’s resultam do “culminar do trabalho de mais de três anos e meio de trabalho”, cumprindo agora um “compromisso eleitoral assumido pelo PS/Açores: o de proteger os residentes e os estudantes, assegurando que nunca paguem acima de 134€ e 99€ por uma deslocação ao continente, respetivamente, algo que não foi salvaguardado aquando da liberalização do espaço aéreo da Madeira, por exemplo”.
“Este é um tempo de esperança, de trabalho, mas também é tempo de confiança na capacidade dos Açorianos para ultrapassar mais este desafio. As novas OSP’s são um ponto de partida e mais um instrumento que nós temos para aumentar o nosso desenvolvimento económico e social, valorizando toda a região e reforçando a coesão territorial entre todas as ilhas dos Açores”, frisou André Rodrigues.
A sessão de esclarecimento contou com as intervenções de João Paulo Oliveira, Presidente do Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge, e de Vítor Fraga, Secretário Regional do Turismo e Transportes.
Intervenção de André Rodrigues