“Há pessoas a necessitar de respostas sociais no país mas a resposta do Governo da República – formado pelo PSD – para esta realidade é o corte nas políticas sociais; e mesmo assim, nos Açores, o PSD ainda tem o desplante de criticar as medidas de proteção social que o Governo dos Açores tem implementado”, frisou Lúcio Rodrigues.
O deputado socialista intervinha esta terça-feira, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Para Lúcio Rodrigues, nos Açores já temos uma “excelente rede de apoio social, que em nada beneficiaria com a proposta que o PSD apresentou, integralmente copiada de uma lei nacional, demonstrando que este PSD/Açores não demonstrou sensibilidade e conhecimento das nossas especificidades regionais”.
Para o deputado socialista, os sociais-democratas não deviam «se quer equacionar uma proposta que defende algo que o Governo dos Açores já tem vindo a desenvolver há mais de uma década, nomeadamente ao nível do trabalho com as Instituições Particularidade de Solidariedade Social (IPSS), com as Misericórdias e com os seus técnicos”.
“O Governo dos Açores tem sabido criar redes vantajosas para os cidadãos e está permanentemente a solidificar toda a estrutura estabelecida ao longo dos últimos anos. Estão estabelecidas parcerias saudáveis, onde as instituições e as pessoas são chamadas a participar nas decisões e nas soluções, discutindo e analisando os problemas. É assim que o Partido Socialista entende que consegue ser útil aos Açorianos; não copiando leis nacionais e desadequadas à realidade regional”, concluiu Lúcio Rodrigues.