"O Serviço Regional de Saúde é um grande exemplo da importância da Autonomia regional e de como colocamos os nossos recursos ao serviço dos cidadãos. Temos um bom Serviço Regional de Saúde e esta infraestrutura é mais um exemplo da grande evolução que temos neste serviço ao longo dos últimos anos, quer ao nível infraestrutural, ao nível da qualidade e quantidade dos serviços prestados, quer ao nível da qualificação dos profissionais de saúde", defendeu o Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista Açores no final de uma visita às obras do novo centro de saúde de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel.
Segundo Berto Messias, "ainda ontem ouvimos o deputado Duarte Freitas numa abordagem profundamente sectária, a pôr em causa o trabalho do Governo dos Açores e o impacto desse trabalho no estado da nossa Autonomia. Aqui está um investimento num sector que é uma grande construção do nosso regime Autonómico e que nos orgulha a todos; não só aos socialistas, mas a todos os Açorianos, porque ainda nos lembramos que o que o PSD/Açores propunha para o Serviço Regional de Saúde nas últimas eleições regionais era uma espécie de resgate do Governo da República ao Serviço Regional de Saúde".
"Como é que quem defendia que viessem para aqui técnicos de Lisboa, com folhas de excel e calculadoras, sem conhecer a nossa realidade e a cortar a torto e a direito numa espécie de Troika de Lisboa, vem agora falar em Autonomia e em eficácia da Governação do Partido Socialista dos Açores?", questionou o líder Parlamentar Socialista.
Para Messias, "nós não escamoteamos os problemas e temos consciência que ainda existem ineficiências que têm de ser corrigidas, mas é inegável o trabalho desenvolvido e, sobretudo, um trabalho que é feito pelos Açorianos e para os Açorianos".
"Temos um Bom Serviço Regional de Saúde e aqui não assistimos às notícias assustadoras e lamentáveis que temos visto todos os dias nos hospitais do continente, onde tudo serve para cortar e onde todos os dias é posta em causa a dignidade dos cidadãos por razões economicistas", defendeu Messias.
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista visitou esta quinta-feira as obras do novo Centro de Saúde de Ponta Delgada, um investimento superior a 16 milhões de euros e que deverá estar concluído em setembro deste ano.