O Grupo Parlamentar do PS Açores reuniu esta sexta-feira com a Portos dos Açores, com o intuito de ser esclarecido sobre o ponto de situação do Projeto COSTA e a sua possível implementação no Porto da Praia da Vitória.
À saída da reunião, o Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista Açores realçou a importância deste projeto e do que pode significar para o futuro da Praia da Vitória e dos Açores.
Segundo Berto Messias, “qualquer projeto que possa constituir uma valorização e aumento da importância das nossas infraestruturas deve ser apoiado e devemos desenvolver todos os esforços ao nosso alcance para garantir a sua implementação, caso se verifique que isso é exequível, materializável e que significa uma mais-valia para a Região e, neste caso em particular, para a Ilha Terceira”.
“Numa altura em que acontecerá uma redução significativa do contingente norte-americano na Base das Lajes é fundamental que todos se empenhem numa agenda política que consiga desenvolver alternativas credíveis, aproveitando as infraestruturas que já existem. O Porto da Praia da Vitória é uma delas e este projeto COSTA tem muito potencial”, defendeu Messias.
Berto Messias realçou ainda o trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores na valorização desta infraestrutura no âmbito da consulta pública que esta a decorrer, promovida pela Comissão Europeia, sobre a Estratégia da União Europeia sobre Transportes Marítimos, “assumindo o Atlântico como fronteira marítima ocidental da União Europeia”.
Messias destacou a proposta do Governo dos Açores apresentada à Comissão Europeia da “criação de uma rede contínua de infraestruturas para combustíveis alternativos, tendo os Açores uma posição privilegiada para se constituir como uma plataforma de abastecimento de gás natural para o transporte marítimo entre a Europa e os Estados Unidos, sendo o Projeto COSTA um excelente veículo para que isso venha a acontecer”.