“As 29 empresas do setor público regional analisadas registaram em 2013 uma melhoria de 30,1 milhões de euros nos Resultados Líquidos e um crescimento de 22,6 milhões de euros nos seus Resultados Operacionais em 2013, relativamente ao ano 2012; estamos perante melhorias significativas do setor público empresarial regional. O PS não está ainda satisfeito e continuará a trabalhar para a melhoria contínua destas empresas”, destacou Francisco César.
O deputado socialista falava esta sexta-feira, após uma reunião da Comissão Permanente de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, onde foi aprovado o Relatório do Setor Público Empresarial Regional para o ano de 2013.
Francisco César destacou as “variações positivas das empresas públicas Açorianas no setor da Saúde”, que registaram “evoluções positivas de 54,9 milhões de euros relativamente aos Resultados Líquidos e 28,8 milhões de euros nos Resultados Operacionais”.
O socialista frisou que as “empresas públicas Açorianas nas áreas da agricultura, energia, habitação e obras públicas, exploração de infraestruturas e pescas registaram também evoluções positivas”.
“Os indicadores de Gestão Operacional das empresas do universo do Setor Público Empresarial Regional apresentam um crescimento de 3,8%, o que significa mais 24,1 milhões de euros em termos absolutos, do seu volume de negócios. Também é um facto que temos empresas públicas deficitárias, inclusivamente algumas que tiveram de ser adquiridas pelo Governo dos Açores, que assegurou, deste modo, a continuidade de funcionamento em atividades que são estratégicas para a Região, salvaguardando postos de trabalho. Mas no entender do Partido Socialista estas empresas não poderiam pura e simplesmente desaparecer, lançando para o desemprego os seus trabalhadores e colocando em situação de dificuldades acrescidas as suas famílias”, realçou Francisco César.